O jornalista Carlos Díaz Güell apresenta “Comunicación y empresa, un binomio de éxito”, um livro que analisa cinco décadas de evolução da comunicação empresarial
Ao longo de mais de 300 páginas, o autor analisa os marcos mais importantes do setor.
O jornalista e especialista em comunicação Carlos Díaz Güell apresentou o livro “Comunicación y empresa, un binomio de éxito-Medio siglo de comunicación empresarial en España” na sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) em Madrid.
No prólogo do livro, escrito por Antonio Garamendi, Presidente da CEOE, sublinha-se que, no atual ambiente cada vez mais competitivo e complexo, a comunicação se tornou um fator-chave para o êxito de qualquer projeto empresarial. No entanto, Garamendi afirma que a imagem de uma empresa não deve ser um fim em si mesma, mas o resultado de factos e comportamentos reais, uma vez que a liderança baseada nas aparências está destinada ao fracasso se não houver coerência entre o discurso e os factos.
O livro, editado pela Profit, percorre as últimas cinco décadas da comunicação empresarial em Espanha, desde as suas origens até aos nossos dias. Ao longo de mais de 300 páginas, o autor analisa os marcos mais importantes do setor, desde os pioneiros no campo da comunicação empresarial, passando pelas experiências profissionais e pelo crescimento do setor, até ao papel dos diretores de comunicação (Dircom) e das consultoras especializadas.
O livro analisa também a forma como os grandes setores económicos, políticos e sociais incorporam a comunicação na sua gestão quotidiana, desde o Real Madrid e o FC Barcelona até às grandes instituições financeiras como o Santander, o BBVA e o Caixabank, passando por empresas de saúde como a Quirónsalud e pelas empresas que integram o Ibex 35. Assim como os diferentes governos democráticos, sejam eles do PSOE ou do PP, ou ainda aspetos relacionados com a comunicação na Casa Real.
O autor debruça-se ainda sobre o papel desempenhado pelas Dircoms ao longo destes cinquenta anos, salientando que, apesar de muitas terem sido fundamentais para o desenvolvimento do sector, “nem todas estão lá, nem todas são”. O livro inclui referências a figuras como Julio Fernández-Llamazares, Joaquín Maestre, Luis Ángel de la Viuda, Antonio López, Moncho del Corral, Lluis Bassat, Teresa Dorn e Florentino Pérez, bem como a consultoras especializadas como a LLYC, Burson, DIRCOM, Atrevía, Kreab e Tinkle.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O jornalista Carlos Díaz Güell apresenta “Comunicación y empresa, un binomio de éxito”, um livro que analisa cinco décadas de evolução da comunicação empresarial
{{ noCommentsLabel }}