Liga Portugal #6: Dragões no jogo da jornada, Leão nas nuvens e Lage à procura do hat-trick
Se há equipa sensação nesta temporada é o Vitória SC. Frente ao Braga, o conjunto de Guimarães emparelhou de forma perfeita a solidez defensiva com a eficácia ofensiva. É uma equipa cheia de talento.
Há muito a recordar da jornada passada. O Benfica de Bruno Lage estreou-se frente ao Santa Clara e, embora um dissabor nos primeiros segundos, deram a volta ao resultado (4-1) e já mostraram melhor futebol do que quando estava Roger Schmidt. Também não era assim tão difícil. O FC Porto venceu o Farense por 2-1 e José Mota arrasou a equipa de arbitragem no final da partida, recordando ainda o pai de Vítor Bruno. Quanto ao Sporting, os leões mantiveram-se fiéis ao seu momento de forma e voltaram a ganhar (3-0). Desta vez, fora de casa com o Arouca.
Além disso, disputou-se o grande jogo da jornada: Braga x Vitória SC. Um dérbi muito intenso que não desapontou. João Mendes e Tomás Ribeiro marcaram os golos da vitória e Guimarães dominou a Pedreira. Mencionar ainda o empate entre o Estrela Amadora e o Boavista a duas bolas e o do Famalicão, que está num bom início de temporada, com o Gil Vicente (1-1).
Vitória SC x FC Porto: O Jogo da jornada
Se há equipa sensação nesta temporada é o Vitória SC. Frente ao Braga, o conjunto de Guimarães emparelhou de forma perfeita a solidez defensiva com a eficácia ofensiva. É uma equipa recheada de talento que Rui Borges tem conseguido extrair ao máximo as características dos seus jogadores, combinando num modelo de jogo que tem resultado. Segue em terceiro lugar na Liga Portugal com 12 pontos, igualado com o FC Porto. Atenção à linha defensiva do Vitória SC que tem Jorge Fernandes e agora Mikel Villanueva lesionados de uma luxação do ombro direito. Toni Borevkovic deve continuar no eixo defensivo e ter como companhia Tomás Ribeiro.
No que diz respeito aos dragões, Samu Omorodion voltou a somar minutos e foi herói com golo decisivo. Resta saber se Vítor Bruno irá utilizá-lo novamente a saltar do banco ou se passa para titular. É um jogador potente fisicamente que fixa os centrais e sabe também atacar a profundidade, enquanto que Danny Namaso é um jogador que desce várias vezes em apoio e pode assim faltar movimentos que compensem as descidas do avançado inglês. É um aspeto a ter em conta, tal como o papel de Nico González que tem jogado como terceiro médio, mas no último jogo alternou com Alan Varela o papel de ligação e organização de jogo. Verificou-se também uma concentração no corredor esquerdo do FC Porto, com Francisco Moura e Galeno e ainda movimentos de Pepê, Nico González e por vezes Danny Namaso.
Sporting x AVS SAD: Leão tranquilo como o Rei da Selva
Rúben Amorim deve levar os seus dias muito feliz. Encontrou a fórmula perfeita para este Sporting e a vida tem corrido às mil maravilhas. Depois de vencer fora de casa o Arouca por 3-0 e entrar com o pé direito na Champions League (2-0 ao Lille) vai agora enfrentar o AVS SAD, que leva sete pontos na nona posição. Ganhou ao Rio Ave e ao Vitória SC, única derrota do clube nesta temporada. No último jogo o AVS já teve Guillermo Ochoa na baliza e foi importante com três defesas dentro de área. O lendário guarda-redes mexicano vai estar em Alvalade, sendo assim um dos principais destaques.
O Sporting segue líder invicto da Liga Portugal com 15 pontos em cinco jogos. Visto que os leões começam a ter um maior número de jogos, não seria descabido ver Rúben Amorim a fazer uma gestão adequada, sem descurar o objetivo de ganhar e ganhar bem. Geny Catamo e Geovany Quenda, por exemplo, têm sido titulares, mas ainda há Maxi Araújo e Nuno Santos. Zeno Debast vem de um grande golo e deve continuar titular. Destacar ainda que o Sporting e o AVS SAD nunca se enfrentaram na história.
Boavista x Benfica: Bruno Lage procura o hat-trick
Há uma nova alegria no futebol do Benfica e na cara dos benfiquistas. O crescimento desde Roger Schmidt – que fez parecer ter poucos recursos – é notório e Bruno Lage aproveitou o plantel profundo que tem à sua disposição e favoreceu as qualidades de jogadores como Orkun Kokçu. Parece outro. Kerem Akturkoglu está noutro nível e já conquistou o coração dos adeptos. Nesta jornada, depois de o Benfica de Lage ter vencido o Santa Clara e o Estrela Vermelha na Champions League, enfrenta o Boavista e, apesar de estarem num momento complicado, ir ao Bessa não é um terreno fácil. A equipa axadrezada dispõe de um plantel curto e tem assim várias limitações.
Dois dos aspetos em que o Benfica melhorou foi na maior produção ofensiva traduzida em golos (6 em dois jogos) e na consolidação do meio-campo com três médios (enquadramento mais adequado de Kokçu). Fredrik Aursnes está de volta e pode também ser importante neste sistema. Quanto a contrariedades, Bruno Lage tem nova preocupação em mente após a lesão de Alexander Bah na lateral-direita, pois Issa Kaboré não deu muitas garantias especialmente no momento defensivo. O jogo vai decorrer nesta segunda-feira pelas 20h15.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liga Portugal #6: Dragões no jogo da jornada, Leão nas nuvens e Lage à procura do hat-trick
{{ noCommentsLabel }}