BRANDS' ECO Planeamento – O essencial não é o destino, mas sim a jornada

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Gonçalo Narciso, Manager EY, Finance Transformation, Business Consulting, partilha a importância do planeamento para o sucesso das organizações.

Embora a orçamentação seja agora comum em praticamente todas as organizações, muitas empresas ainda enfrentam desafios significativos ao preparar e implementar os seus orçamentos anuais. Mas sendo um processo fundamentalmente simples, de onde surgem estes desafios? O planeamento é um processo que exige colaboração, mas também uma metodologia adequada.

Gonçalo Narciso, Manager EY, Finance Transformation, Business Consulting

Planeamento como uma atividade desafiante?

Apesar da sua ubiquidade, a criação de um orçamento eficaz continua a ser uma tarefa complexa para muitas empresas. Os orçamentos baseiam-se frequentemente em dados históricos e previsões que, por natureza, são incertas, contando muitas vezes com assunções otimistas das equipas de gestão. Além disso, a esmagadora maioria falha na sua perceção de um orçamento, tratando-o como um objetivo e não como um cenário provável.

Do meu ponto de vista, um orçamento corporativo tem um propósito maior – mostrar à liderança de uma organização onde esta estará num determinado período (Landing). Para que possa ser fidedigno e o mais aproximado da realidade, é preciso ver o Planeamento
como uma atividade contínua e não negligenciar algumas boas práticas.

Planeamento Financeiro: Uma Responsabilidade de Toda a Organização

Uma das maiores falhas no processo de planeamento financeiro é a perceção de que esta é uma função exclusiva da equipa financeira. Apesar destas equipas serem naturalmente analíticas, organizadas e metódicas, é importante que exista uma cultura corporativa que olhe para o planeamento como uma atividade altamente estratégica e que exige colaboração entre todas as áreas da empresa. A área financeira pode desempenhar um papel de facilitador, mas é extremamente importante que todos estejam empenhados neste exercício.

O valor está no planeamento e não no plano

O plano é apenas o resultado de uma atividade estrutural para uma organização. A triste verdade é que normalmente um plano está errado. Portanto, o que cada organização deve fazer é focar-se na atividade de planeamento em vez de tentar criar um plano perfeito e “à prova de bala”.

Por isso, aprimorar o planeamento é mais importante que aprimorar o plano em si. É preciso implementar as várias atividades que lhe estão inerentes e focar nas diferentes metodologias a serem utilizadas: Saber o que planear e quando planear.

Planear para falhar

Um planeamento financeiro robusto tem de incluir gestão de cenários. Só assim, a organização pode testar diferentes hipóteses e preparar eventos inesperados. Qual seria o impacto se o preço das matérias-primas aumentasse 15%? Se a contratação de novos vendedores não gerar o aumento de receitas esperado? Ao antecipar estes cenários e preparar planos alternativos, as empresas podem reagir mais rapidamente e de forma mais eficaz às mudanças no ambiente de negócios. Além disso, com todas as ferramentas disponíveis atualmente, este tipo de exercícios deve ser um requisito e não um diferenciador, sendo que ferramentas como IA deve ser preconizada desde início.

Planeamento rumo ao Sucesso

O planeamento financeiro é essencial para qualquer organização que aspire a um crescimento sustentável. Funciona como um “mapa do tesouro”, guiando a administração em decisões estratégicas e ajudando a navegar por águas incertas com mais confiança.

Para que este processo seja eficaz, é fundamental que seja encarado como uma responsabilidade coletiva, onde cada membro da organização contribui para a criação de um plano que, embora nunca perfeito, será sempre uma ferramenta vital para o sucesso.

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