LaLiga contrata um influenciador virtual para chegar ao público jovem

  • Servimedia
  • 7:44

A LaLiga apresentou Alex, uma personagem virtual criada e treinada com inteligência artificial, em Madrid, na quinta-feira, para chegar a um público jovem.

De acordo com a LaLiga, entre os presentes estavam alguns dos principais influenciadores e criadores de conteúdos em Espanha, como Dante Caro, Hamza Zaidi, Topes de Gama, Nuria PRG, e até outro influenciador virtual, como Alba Renai, que puderam conhecer pessoalmente o seu novo colega.

“Trata-se de uma iniciativa inédita para uma competição de futebol profissional que assinala um marco na história do desporto, integrando tecnologia e valores humanos numa única personagem. Alex foi criado para reforçar a comunicação de um ecossistema que está a crescer e a gerar cada vez mais informação, tornando-se assim uma ferramenta para amplificar o seu impacto em todo o mundo, especialmente entre as gerações mais jovens”, afirmou a LaLiga.

Alex tem 27 anos e é apaixonado por futebol e videojogos, especialmente FC25 e LaLiga Fantasy. Alex pode ser seguido através das redes sociais oficiais da LaLiga e dos seus próprios perfis no Instagram (@alex.laliga) e no TikTok (@alex_laliga), onde interage ativamente com os fãs. No entanto, a sua presença não se limita ao plano digital: Alex também estará envolvido em eventos físicos, poderá assistir a apresentações, entrevistar e ser entrevistado e participar em conferências de imprensa, e até mesmo em transmissões de jogos da LaLiga, oferecendo uma nova forma de ligação com o público.

Com uma personalidade avassaladora e defensor de causas sociais, Alex irá inspirar e envolver os seus seguidores em iniciativas como LaLiga VS, um projeto que visa transmitir globalmente o compromisso social do futebol espanhol e difundir os valores da LaLiga para construir uma competição e uma sociedade livres de ódio, demonstrando assim que o nosso futebol é muito mais do que um simples desporto.

Alex também partilhará com a sua comunidade os principais marcos da LaLiga, LaLiga Fantasy, bem como os destaques e curiosidades dos jogos, informações empresariais relevantes e será o primeiro a participar e a contar por dentro os principais acontecimentos da competição.

Com o lançamento do Alex, a LaLiga assinala um marco na indústria do desporto, integrando tecnologia e valores humanos numa personagem virtual criada e treinada por IA que torna tangíveis os valores fundamentais que definem a LaLiga e que está destinada a ser uma referência para as gerações futuras.

Numa altura em que a tecnologia avança a passos largos, a LaLiga, depois de ter desenvolvido outras iniciativas tecnológicas de ponta para liderar o campo tecnológico-desportivo, dá mais um passo em frente na utilização da inteligência artificial e está empenhada em fundir esta inovação com uma mensagem ética, utilizando o Alex como veículo para inspirar, informar e ligar as novas gerações.

TENDÊNCIA DA ÁSIA

Alex é a primeira personagem virtual criada e treinada por inteligência artificial generativa para uma liga de futebol, mas não é a primeira desta nova geração de personalidades artificiais impulsionadas pelas novas tecnologias.

O mercado das personagens virtuais e dos influenciadores está a crescer rapidamente. De acordo com o relatório The Influencer Marketing Factory, 53% dos inquiridos seguem pelo menos um influenciador virtual e 63% têm entre 18 e 34 anos. Estima-se também que os influenciadores virtuais podem gerar taxas de envolvimento até três vezes superiores às dos influenciadores reais.

A principal diferença entre Alex e outras personagens virtuais é que não se trata apenas de uma personagem cuja imagem é gerada com ferramentas e processos de IA, mas que é treinada. Isto significa que Alex tem um modelo de linguagem multimodal, como o Chat GPT, que lhe permite colaborar com equipas criativas humanas na geração de conteúdos e diálogos de uma forma coerente e enriquecedora. Mas, para além da sua personalidade, Alex dispõe de ferramentas e fluxos de trabalho para a criação de imagens, vídeos e voz, o que lhe permite produzir tudo, desde fotografias a vídeos em movimento, com um aspeto hiper-realista.

Alex é o resultado de uma colaboração entre a criatividade humana e a inteligência artificial. O design de Alex não é o resultado de uma única visão criativa e pessoal, mas é o resultado de uma extensa introdução de dados. A sua aparência, personalidade e abordagem de conteúdos foram definidas a partir de uma formação baseada em informações e dados do público, tais como a utilização das redes sociais, gostos, interesses e hábitos de consumo; informações relacionadas com o mundo do futebol que o tornarão um especialista da LaLiga; e documentação relacionada com a ética, incluindo informações sobre os valores da LaLiga e um código de ética concebido especificamente para personagens virtuais, desenvolvido pela Universidade de Málaga, que promove um comportamento positivo e respeitador.

“Neste contexto, o Alex não só representa um avanço na integração da tecnologia no desporto, como também reflete o perfil digital de uma nova geração de adeptos que exige formatos inovadores, frescos e originais. A sua capacidade de adaptar as mensagens, de interagir de forma pessoal e de manter uma imagem coerente e controlada faz dele uma ferramenta poderosa para se ligar ao público jovem. Alex é mais do que uma figura digital; é uma ponte entre a tradição e a modernidade, unindo gerações através da tecnologia e dos valores que fizeram do futebol um desporto global”, concluiu a LaLiga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LaLiga contrata um influenciador virtual para chegar ao público jovem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião