A massa ganha terreno na alimentação dos espanhóis, com um aumento de 3,9% este ano
Com um consumo de 4,14 kg de massa por pessoa e por ano em Espanha, de acordo com os dados recolhidos no último “Relatório sob o consumo alimentar em Espanha (2024)”.
Assim, enquanto as famílias espanholas consomem mais 1,2% de massa do que há cinco anos, segundo o relatório, durante 2024, o nível de consumo de massa cresceu 3,9%: tudo isto apesar do contexto de contração vivido, de acordo com dados da Nielsen.
Coincidindo com o Dia Mundial da Massa, o Grupo Gallo destacou a evolução do consumo deste produto, cuja presença nos lares espanhóis é o resultado de quase oitenta anos de fabrico de massas para o mercado com a introdução da sêmola de trigo duro em 1946 pelo fundador da empresa, José Espona. “Esta visão lançou as bases de um novo alimento: a massa feita para o paladar espanhol, com as suas próprias variedades de trigo duro, cultivadas no interior da Andaluzia”, afirmou a empresa.
“A proximidade, diretamente associada à naturalidade das nossas matérias-primas, é a chave da qualidade Gallo. Como resultado desta visão de naturalidade e proximidade, no Grupo Gallo trabalhamos na proximidade das nossas matérias-primas”, indicam fontes da empresa, acrescentando que ‘a fórmula única e estável das nossas massas, adaptada aos gostos e paladares dos espanhóis, responde a uma mistura única de trigos que garante a sua qualidade, mas também os seus atributos nutricionais e organolépticos’.
“Novas gamas, integrais, massas feitas a partir de vários cereais e leguminosas, massas para saladas, massas frescas, massas sem glúten… propostas com um denominador comum: praticidade, saúde e sabor. Qualidade ligada à confiança para novas utilizações, novas formas de consumir massa, que em vez de olhar para trás, criam novas tradições, um novo papel para a massa na alimentação. Este é o desafio de Gallo no século XXI, continuar a criar, continuar a desenvolver, continuar a acreditar na massa como o alimento ideal aqui e agora, no nosso país e no nosso tempo; um produto para tudo e para todos”, sublinha o Grupo Gallo.
CONSUMO DE MASSAS
Os agregados familiares com filhos, sobretudo nas faixas etárias intermédias e mais velhas, são responsáveis por 22,3% do volume de consumo de massas, seguidos pelas pessoas com mais de 65 anos, que no ano passado foram responsáveis por 17,84% do volume consumido.
Em relação à média per capita, verifica-se que são os jovens independentes os que mais consomem, com 6,50 kg por ano, uma quantidade que é mais de dois pontos superior à média espanhola. Seguem-se os jovens independentes, com um consumo médio anual de 5,01 kg por pessoa. Os reformados (4,47), as famílias monoparentais (4,36) e os casais jovens sem filhos (4,23) completam o top 5 dos grupos populacionais com um consumo superior à média anual.
Por área geográfica, a comunidade autónoma que mais consome massas é a Catalunha, com 20,34% do volume total do mercado de massas, seguida da Andaluzia (16,8%) e de Madrid, com 13,6%. Na mesma perspetiva, mas olhando para a média anual por habitante, a Catalunha é a região com o maior consumo per capita, com 5,27 kg por pessoa por ano. Seguem-se as Ilhas Baleares, com 5,27 kg, e a Galiza, com 4,62 kg. Acima da média espanhola estão também a Comunidade Valenciana (4,53 kg) e a Região de Múrcia (4,18 kg).
MANIFESTO
O manifesto do Grupo Gallo por ocasião do Dia Mundial da Massa afirma que “alimentar as famílias aqui e hoje, cuidando delas: esta é a nossa obsessão. Estar perto das famílias que vivem e desfrutam do quotidiano. Que se esforçam, que lutam, que trabalham, que estudam, que festejam, que partilham. Sejam elas quais forem: tradicionais, inovadoras, diferentes, originais… felizes. Para as famílias, em Gallo esforçamo-nos por transformar a alimentação, um direito fundamental, em algo importante, especial, único”.
“Com produtos pensados para todos: queremos que comer bem seja uma forma de cuidar de si e de se divertir: dar um toque de felicidade à rotina, às refeições do dia a dia… e também aos dias especiais e às férias. Com qualidade, com honestidade, com responsabilidade, em sintonia com os seus valores… com confiança. Nutrir, cuidar, trazer alegria: não queremos apenas estar com as famílias aqui e agora, queremos fazer parte delas”, acrescenta.
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