Sporting aumenta emissão de obrigações para 40 milhões
A SAD leonina aumentou a emissão de obrigações em dez milhões de euros. Ofertas de subscrição e troca terminam 31 de outubro.
A SAD do Sporting anunciou, esta terça-feira, o aumento da emissão obrigacionista de 30 milhões para 40 milhões de euros, em nota divulgada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação, que combina uma oferta de subscrição e uma oferta de troca, termina no dia 31 de outubro.
O empréstimo, denominado de “Sporting SAD 2024-2028”, tem uma maturidade de quatro anos e oferece uma taxa de juro fixa anual bruta de 5,25%. Cada obrigação terá um valor nominal de cinco euros.
A operação, anunciada no dia em que se soube do interesse do Manchester United no treinador do clube de Alvalade, surge num contexto em que a Sporting SAD procura diversificar as suas fontes de financiamento, recorrendo ao mercado de capitais para reforçar a sua estrutura financeira.
Os fundos angariados, segundo o prospeto da operação, serão utilizados para “financiamento da atividade corrente da Sporting SAD e reforço de liquidez” da Sporting SAD. Já a oferta de troca visa “permitir à Sporting SAD substituir a sua dívida com vencimento em 2024 por dívida com vencimento em 2028”.
Com este aumento, a operação inclui agora uma oferta de subscrição de até oito milhões de obrigações e mantém a oferta de troca para até quatro milhões de obrigações “Sporting SAD 2021-2024”, atualmente em circulação, e que também têm uma taxa de cupão de 5,25%.
O período de subscrição das obrigações teve início a 18 de outubro e acaba a 31 de outubro, estando prevista a admissão à negociação das novas obrigações no Euronext Lisbon para 6 de novembro.
Para os pequenos investidores que pretendam subscrever estas obrigações, o prospeto salienta riscos que os potenciais subscritores devem ter em conta, como o risco de crédito do emitente, uma vez que o pagamento de juros e reembolso de capital dependem da capacidade financeira da Sporting SAD; o facto de o capital próprio da sociedade ser inferior a metade do capital social; a dependência da Sporting SAD de receitas variáveis como direitos televisivos, prémios de competições e transferências de jogadores; e os riscos associados ao desempenho desportivo da equipa, nomeadamente a não qualificação para competições europeias
A Sporting SAD alerta para o facto de à subscrição das obrigações “Sporting SAD 2024-2028” poderem estar associadas despesas, nomeadamente comissões ou outros encargos, com impacto negativo na rendibilidade do investimento.
Ainda assim, e de acordo com o prospeto das obrigações, “considerando a generalidade dos preçários dos intermediários financeiros, o investimento terá rendibilidade positiva para investidores que subscrevam apenas 500 obrigações [investimento mínimo permitido] ‘Sporting SAD 2024-2028’ e pretendam mantê-las até à data de reembolso.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sporting aumenta emissão de obrigações para 40 milhões
{{ noCommentsLabel }}