ONU Turismo reafirma o seu empenho na IA como motor do turismo no Mercado Mundial de Viagens em Londres

  • Servimedia
  • 7 Novembro 2024

Reafirmou a importância crescente da Inteligência Artificial (IA) no contexto da indústria do turismo, comprometendo-se a impulsionar a sua utilização para revigorar o setor.

A cimeira contou com a presença de ministros do turismo de mais de 20 países, todos eles destinos turísticos populares. Em representação do setor privado, os líderes de empresas como a Expedia, o HBX Group, a JTB Corp e a SITA, entre outras, também intervieram, salientando a importância das empresas e das parcerias público-privadas.

A diretora executiva do Turismo da ONU, Natalia Bayona, referiu ao evento “a necessidade de a indústria estar preparada para tomar melhores decisões com a ajuda da inteligência artificial generativa. O turismo tem a capacidade de criar histórias únicas, pelo que a utilização da tecnologia para a promoção de destinos, as infra-estruturas públicas digitais e a educação são cruciais. A hiper-personalização das viagens pode ser o nosso maior trunfo”. “Acima de tudo, a inteligência artificial precisa da inteligência humana para brilhar”, concluiu Bayona.

Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, destacou que “embora tenhamos de abordar questões globais como as alterações climáticas e a necessidade de práticas sustentáveis, também temos oportunidades incríveis à nossa frente”. “Em 2023, o nosso setor contribuiu com quase 10 mil milhões de dólares para a economia global, gerando até 330 milhões de empregos. Este ano, estamos prontos para bater recordes novamente. Trabalhando lado a lado, podemos garantir que as viagens e o turismo continuem a prosperar. Neste sentido, temos de aproveitar a IA e outras tecnologias para criar um futuro resiliente, sustentável e inclusivo”, acrescentou.

Durante o evento, Natalia Bayona apresentou a visão da ONU Turismo para o futuro do setor, que está consubstanciada no “Plano Estratégico: IA Definitiva para o Turismo”. Este plano tem como objetivo fornecer um quadro para o debate ministerial, bem como apresentar o trabalho que a UN Tourism tem vindo a desenvolver. O seu objetivo é transformar o setor através da rápida emergência e adoção de novas tecnologias de Inteligência Artificial. A ONU Turismo está a liderar a investigação sobre o papel da IA no turismo. A sua última análise, publicada em colaboração com a Saxion University of Applied Sciences, membro afiliado da ONU Turismo, “Adoção da Inteligência Artificial no Turismo”, apresenta as principais considerações a este respeito. Ao longo de 2025, a UN Tourism publicará também uma análise aprofundada realizada nos Estados-Membros para revelar a adoção da IA, os desafios e as recomendações estratégicas.

Com a IA a alterar o panorama do emprego, prevê-se a criação de novos postos de trabalho, processos de reconversão profissional e uma atualização substancial das aptidões e competências profissionais. Em consonância com esta questão, os ministros tiveram a oportunidade de debater as formas como a tecnologia pode contribuir para a criação de emprego e ajudar os trabalhadores do turismo a adquirir as competências necessárias para prosperar num futuro digitalizado.

Em consonância com este objetivo, a UN Tourism está a otimizar a sua academia de turismo em linha com 10 novos cursos que integram ferramentas avançadas de IA. Estas adições irão equipar os profissionais do turismo com recursos e competências essenciais para prosperar num setor que já incorpora uma forte componente tecnológica.

Entre outros temas, os debates na cimeira sublinharam a necessidade de investimento contínuo em IA e inovação. A ONU Turismo está a alargar a sua abordagem para incluir investimentos não tradicionais nas suas orientações nacionais, salientando o papel dos modelos de financiamento alternativos no reforço do ecossistema empresarial. Isto inclui explorar a forma como as ideias impulsionadas pela IA podem orientar e melhorar as estratégias de investimento, em especial para as empresas de turismo em fase de arranque.

Durante a cimeira, a UN Tourism apresentou o seu plano para apoiar os empresários na adoção de IA e de outras tecnologias avançadas. Foram organizados workshops práticos específicos para capacitar as empresas em fase de arranque e as empresas, ajudando-as a familiarizarem-se com as ferramentas fundamentais para prosperar num futuro claramente orientado para a tecnologia.

Uma parte fundamental do plano estratégico é a criação de um novo grupo de trabalho global sobre uma nomenclatura universal para as IA no turismo. Esta iniciativa será o primeiro esforço de colaboração para normalizar a terminologia da IA com peritos de todas as regiões do Turismo da ONU ao longo da cadeia de valor, garantindo clareza e coerência para as partes interessadas.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou: “O Turismo da ONU orgulha-se de liderar a transformação e de se preparar para o futuro do setor. O rápido surgimento da Inteligência Artificial traz muitas oportunidades para empresas, destinos e trabalhadores. Combinando as competências dos setores público e privado, podemos garantir que a IA realiza o seu enorme potencial”, afirmou.

Ao longo da cimeira, a ONU Turismo salientou repetidamente a importância de garantir que a adoção da IA seja inclusiva, permitindo que todas as partes interessadas, incluindo as pequenas e médias empresas e os destinos emergentes, beneficiem.

A ONU Turismo anunciou também o lançamento do “Desafio da Inteligência Artificial”. O convite tem como objetivo gerar soluções baseadas em IA que irão moldar o futuro do turismo. Irá centrar-se na marca, promoção e marketing, destinos inteligentes, educação e operações eficientes. Lançará também concursos regionais e iniciativas de reforço das capacidades, que serão organizadas com parceiros importantes como a CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ONU Turismo reafirma o seu empenho na IA como motor do turismo no Mercado Mundial de Viagens em Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião