Figuras públicas protagonizam campanha de 25 anos do canal História
Luís Osório, João Tordo ou Luís Filipe Borges são algumas das figuras públicas que participam, partilhando o que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da história.
“Um Marco na História” é o nome da campanha lançada pelo canal História, a propósito dos seus 25 anos de existência. A campanha marca presença em televisão (no próprio canal) e nas redes sociais.
Na campanha, o canal convidou diversas figuras públicas portuguesas a partilharem aquele que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da história, o que permitiu reunir respostas que vão desde o primeiro divórcio de Portugal até à expulsão dos jesuítas ou ao pacto germano-soviético em 1939.
Participam na campanha Rita Camarneiro, radialista (que elegeu como acontecimento importante da história o primeiro divórcio em Portugal), Luís Filipe Borges, argumentista e comediante (Brianda Pereira, açoriana considerada a heroína da resistência da ilha Terceira contra Filipe II de Espanha), Miguel Monteiro, vice-presidente da Academia Portuguesa da História (expulsão dos jesuítas), Manuela Mendonça, presidente da academia portuguesa da história (reinado de D. João II).
Entram também Fernando Rosas, historiador (pacto germano-soviético), António Vilaça Pacheco, autor e formador (Acordo de Bretton Woods), Daniela Santiago, jornalista (tsunami no sudeste asiático), Luís Osório, escritor e jornalista (os mortos de abril) e João Tordo, escritor (A Travessia das Torres Gémeas).
As primeiras três peças a serem transmitidas são as de Luís Filipe Borges, Miguel Monteiro e Rita Camarneiro, esta sexta-feira, estando prevista a estreia de três protagonistas por mês até janeiro. A campanha continuará depois em exibição no canal ao longo de 2025.
As peças, com cerca de três minutos de duração e produzidas pela Céline Produções, foram gravadas na Academia Portuguesa da História, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.