Fundação Amélia de Mello e Cotec lançam bolsa para promover inovação na indústria

  • ECO
  • 18:12

Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação visa "estimular o desenvolvimento de projetos de investigação com elevado mérito científico em contexto empresarial" e com potencial económico.

A Fundação Amélia de Mello (FAM) e a COTEC Portugal juntaram-se para lançar uma bolsa de 150 mil euros para apoiar “projetos de investigação com elevado potencial de transformação do setor industrial português”. As candidaturas estarão abertas até 31 de março de 2025.

É um marco no compromisso da Fundação Amélia de Mello com a inovação sustentável e com o futuro do setor industrial português. Esta bolsa não só apoia o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, com impacto direto na competitividade das empresas, mas também presta uma homenagem profunda ao espírito visionário de Jorge de Mello, cuja dedicação à inovação moldou a indústria em Portugal”, salienta Manuel Alfredo de Mello, vice-presidente da FAM, citado em comunicado.

“A prosperidade de Portugal enquanto economia competitiva depende, em larga medida, da nossa capacidade de conjugar a geração de conhecimento científico com as necessidades concretas do tecido empresarial. A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação assume um papel central neste esforço, ao promover uma colaboração direta entre investigadores e empresas, impulsionando o desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicabilidade prática e dirigidas ao mercado global,” refere Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

A FAM salienta que os projetos concorrentes à Bolsa Jorge de Mello “devem demonstrar uma clara orientação para o mercado, com propostas inovadoras e potencial de impacto em várias áreas”, como a descarbonização ou redução da utilização de recursos naturais e o aumento da competitividade através do conhecimento científico e tecnológico aplicado à inovação em produtos ou processos. “A colaboração ativa com uma empresa parceira é um requisito essencial, sendo esta responsável por integrar a tecnologia desenvolvida nas suas atividades comerciais nos três anos seguintes ao término do projeto”, acrescenta.

As candidaturas estarão abertas até 31 de março de 2025 e podem ser submetidas através do formulário disponível no site da COTEC Portugal. A avaliação decorre até 30 de maio e a bolsa será formalmente entregue em cerimónia pública no dia 30 de junho.

A Bolsa Jorge de Mello é uma das três novas promovidas pela FAM, a par da Bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo (2024) e da Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social (2026).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Amélia de Mello e Cotec lançam bolsa para promover inovação na indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião