Media

Rádio Comercial e RFM fecham 2024 separadas por 1,6 pontos

Carla Borges Ferreira,

A Bauer Media fecha o ano com uma (Audiência Acumulada de Véspera) de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 24,6%. TSF reforça em todos os indicadores e aumenta distância para Rádio Observador.

A Rádio Comercial e a RFM chegam ao final de 2024 separadas por 1,6 pontos percentuais (pp). De acordo com a quinta vaga do Bareme Rádio, a estação liderada por Pedro Ribeiro regista uma AAV (Audiência Acumulada de Véspera) de 19,5% (0,1 pp do que na terceira vaga), um reach semanal de 39,1% (+0,2 pp) e um share de audiência de 25% (26,2% na quarta vaga).

A estação liderada por António Campos Mendes, por sua vez, apresenta uma AAV de 17,9% (um crescimento de 1,3 pp), um reach semanal de 36,4% (-0,3pp) e um share de audiência de 21,2 % (19,1% na quarta vaga).

Na terceira posição, e como vem sendo hábito, permanece a M80, com uma AAV de 8,5% (-0,3 pp), um reach semanal de 19,6% (20,3% na vaga anterior) e um share de audiência de 12,8% (+2,1 pp).

A Rádio Renascença mantém-se na quarta posição com uma AAV de 6,4% (-0,2 pp), e na quinta, com 5,1% (+0,3pp) permanece a Antena 1. A Cidade FM, tal como na última vaga, surge na sexta posição, com 4,5% (-0,1pp).

A TSF regista agora uma AAV de 3,7% (um crescimento de 0,5 pp), um reach semanal de 7,9% (+0,6 pp) e um share de audiência de 3,5% (3,2% na vaga anterior).

Seguem-se a Mega Hits (3,2%) e a Rádio Observador e Antena 3, que permanecem empatadas, mas agora com uma AAV de 1,5% (-0,5pp). Em termos de reach semanal a Antena 3 regista 4,5% (-0,8) e a Rádio Observador 3,4% (-0,4%) e de share de audiência a estação pública está nos 1,4% (-0,7%) e a rádio de informação nos 1,5% (-0,3%).

Smooth FM (0,9%), Rádio Nova Era (0,7%), R. Sudoeste (0,6%), Estação Orbital e Antena 2 (0,5%) e Radar (0,2%) são as restantes estações que integram o Bareme Rádio.

Por grupos, a Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 29,9% (30,1% na quarta vaga) e o Grupo Renascença Multimédia de 24,6% (24,1% na vaga anterior). O reach semanal do grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro situou-se nos 54% (+1,2 pp) e o do grupo Renascença Multimédia nos 48,5% (-2,1 pp). O share de audiência do grupo Bauer é de 42,3% (em linha) e o do grupo Renascença Multimédia de 30,3% (27,8% na vaga anterior).

Em comunicado, a Bauer Media Audio destaca que a Rádio Comercial fecha 2024 a liderar todas as vagas, “consolidando a liderança em todos os indicadores“. “M80 Rádio destaca-se como a 2ª estação mais ouvida na Grande Lisboa e a rádio com maior tempo de escuta do país. Cidade FM é a estação mais ouvida entre as rádios mais jovens”, descreve ainda o grupo.

Também em comunicado, o Grupo Renascença Multimédia salienta que a “RFM é a rádio que mais sobe nas audiências, a Renascença é a que mais cresce no alvo 45/54 e a Mega Hits conquista ouvintes no alvo 15/24“.

As entrevistas que integram esta quinta vaga da ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 2 de setembro e 12 de dezembro. Para a análise foram consideradas válidas 6.034 entrevistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.