Especialistas da Escola de Desporto Rafa Nadal da UAX dão conselhos sobre como enfrentar a São Silvestre 2024
Tais como aquecer antes da corrida, comer pão de massa fermentada e ter um bom equipamento.
A escolha do equipamento é fundamental para desfrutar da São Silvestre. Uma corrida em que muitos corredores optam por um traje que, por vezes, pode tornar-se um adversário difícil para terminar a prova.
O diretor do Mestrado em Performance e Saúde Desportiva da Escola Superior de Desporto Rafa Nadal da UAX, Juan Ramón Heredia, sublinha que “o conforto e a segurança devem estar sempre acima da estética ou da fantasia”. O especialista aponta para a escolha de vestuário térmico respirável e calçado adequado à pegada, tendo sempre em conta o clima e as necessidades individuais.
Quanto à preparação física, é essencial aquecer bem antes da corrida. Eugenio Barrios, ex-atleta internacional e professor da licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto da Escola Superior de Desporto Rafa Nadal da UAX, refere que este aquecimento deve “incluir mobilidade geral, corrida suave e sprints controlados para ativar os músculos e evitar lesões”. Estas dicas não só melhoram o desempenho, como também ajudam a evitar o desconforto durante e após a corrida.
Do ponto de vista nutricional, Gemma Bes, responsável pela nutrição na Academia Rafa Nadal e diretora do Mestrado Online em Nutrição e Treino Desportivo na Escola Superior de Desporto Rafa Nadal da UAX, sugere alimentos que combinem energia e sabor. Antes da corrida, Bes recomenda hidratos de carbono complexos, como pão de massa fermentada com abacate e húmus. Durante a corrida, o especialista lembra a importância de se hidratar com pequenas quantidades de água ou bebidas isotónicas. Além disso, se a corrida durar mais de uma hora, ela sugere lanches como tâmaras ou bananas para manter os níveis de energia.
Depois de cruzar a linha de chegada, a recuperação é essencial para evitar o desconforto e aumentar os benefícios do exercício. Para isso, Bes sugere um batido restaurador com bagas e manteiga de amendoim, seguido de uma refeição equilibrada que inclua quinoa, legumes e peixe. A hidratação com eletrólitos é também essencial para repor o que foi perdido durante a corrida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Especialistas da Escola de Desporto Rafa Nadal da UAX dão conselhos sobre como enfrentar a São Silvestre 2024
{{ noCommentsLabel }}