Mercados

SIC antecipa reembolso de 16 milhões de euros em obrigações

Luís Leitão,

Obrigacionistas da SIC aprovam reembolso antecipado das "Obrigações SIC 2021-2025” em quatro meses para fevereiro de 2025. Decisão visa otimizar a tesouraria e flexibilizar o financiamento da empresa.

A SIC – Sociedade Independente de Comunicação aprovou esta sexta-feira em assembleia de obrigacionistas o reembolso antecipado em quatro meses de 16,13 milhões de euros das “Obrigações SIC 2021-2025”.

Estes títulos de dívida, emitidos em junho de 2021 com vencimento original para 11 de junho de 2025, serão agora reembolsados a 11 de fevereiro do próximo ano. Esta decisão obteve 84.977 votos a favor, zero votos contra e 500 abstenções, e surge na sequência de uma proposta apresentada pela empresa a 8 de novembro deste ano.

Segundo a empresa detida pela Impresa e liderada por Francisco Pedro Balsemão, esta operação visa “alinhar o reembolso das Obrigações SIC 2021-2025 com o ciclo de tesouraria da SIC e à otimização das suas disponibilidades financeiras.”

Para compensar os obrigacionistas pela antecipação do reembolso, a SIC oferece:

  • Um prémio de participação de 0,245 euros por obrigação (cerca de 0,8167% do valor nominal) para os titulares que participarem validamente na assembleia.
  • Um prémio de reembolso de 0,15 euros por obrigação (0,50% do valor nominal) a ser pago na nova data de reembolso.

Estes prémios totalizam o valor dos juros que seriam devidos entre a nova data de reembolso (11 de fevereiro de 2025) e a data originalmente prevista (11 de junho de 2025).

A SIC justifica ainda esta operação como parte de uma “nova fase de desenvolvimento de atividade”, destacando a implementação do seu plano estratégico. A empresa afirma que esta medida confere “maior flexibilidade ao nível do seu modelo de financiamento e crescimento”.

É importante notar que esta operação afeta apenas parte das obrigações originalmente emitidas. Em 2024, a SIC já tinha recomprado e amortizado 13,87 milhões de euros destas obrigações, deixando em circulação os 16,13 milhões de euros que estão agora submetidos a esta operação de reembolso antecipado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.