Hospital de Loures ativa alerta laranja do plano de contingência
A ULS Loures-Odivelas refere que o alerta se manterá pelo menos até 13 de janeiro e implica atribuir "mais médicos ao serviço de urgência geral".
A Unidade Local de Saúde (ULS) Loures-Odivelas ativou esta sexta-feira o alerta laranja do plano de contingência sazonal, o segundo mais grave, devido aos “constrangimentos verificados” na urgência do Hospital Beatriz Ângelo.
Em comunicado, a ULS refere que o alerta se manterá pelo menos até 13 de janeiro e implica atribuir “mais médicos ao serviço de urgência geral” e aumentar a “capacidade para internamento com a contratualização de soluções externas para acolhimento de utentes com alta clínica e situações de doença aguda (sem critério para internamento hospitalar)”.
A ULS Loures-Odivelas salienta “a elevada procura” pela urgência do Hospital Beatriz Ângelo, com 78% dos atendimentos em dezembro a serem triados como urgentes, tendo as infeções respiratórias assumido “um peso significativo”.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, reconheceu hoje, em declarações aos jornalistas, dificuldades na capacidade de resposta do Beatriz Ângelo, considerando que o hospital de Loures está subdimensionado face à população abrangida.
O Hospital Beatriz Ângelo tem registado elevados tempos de espera nas urgências, sendo que esta sexta de manhã chegaram às 17 horas. Ao princípio da tarde, cerca das 14:00, os utentes com pulseira amarela (urgente) tinham pela frente um tempo de espera médio de 12 horas e 58 minutos e os doentes com pulseira laranja (muito urgente) tinham de aguardar uma hora e 18 minutos.
Reconhecendo as dificuldades do hospital, Gandra D’Almeida sublinhou que a unidade “tem tentado dar uma resposta adequada apesar da exigência muito grande que existe” na área geográfica que serve. No final do ano, a Câmara Municipal de Sintra entregou o edifício do novo Hospital de Sintra ao SNS, que irá beneficiar 400 mil utentes e que o diretor-executivo do SNS antecipa possa aliviar a pressão sobre o Beatriz Ângelo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hospital de Loures ativa alerta laranja do plano de contingência
{{ noCommentsLabel }}