Rui Borges regressa a Guimarães no lado do Sporting, FC Porto vai à Choupana e Benfica recebe Braga

Entre esta sexta e a próxima segunda-feira, disputa-se a primeira jornada do novo ano: a jornada 17. Neste momento ,o Sporting é líder, em igualdade com o FC Porto e logo a seguir vem o Benfica.

Virámos a página e já estamos em 2025. Entre esta sexta e a próxima segunda-feira, disputa-se a primeira jornada do novo ano: a jornada 17. Neste momento, com os últimos resultados, o Sporting é líder, em igualdade pontual com o FC Porto (ambos com 40 pontos) e logo a seguir vem o Benfica, com 38 pontos. O Santa Clara apresenta-se no quarto posto e o Braga, que se desloca este sábado ao Estádio da Luz, é o quinto posto. O Vitória SC, que recebe o Sporting, é o sexto lugar.

Olhando aos principais destaques da última jornada, o maior deles foi a vitória do Sporting sobre o Benfica por 1-0 no Estádio de Alvalade, uma partida que marcou a estreia de Rui Borges no comando técnico dos leões. Além disso, o FC Porto goleou o Boavista por 4-0 no Dérbi da Invicta, com Fábio Vieira de fora dos convocados e Rodrigo Mora em destaque. O Casa Pia venceu em casa do Braga por 2-1 e o Farense conseguiu um empate importante com o Vitória SC. Ficou 2-2.

Vitória SC x Sporting: Rui Borges de regresso a Guimarães

O futebol dá voltas muito rápido e a verdade é que Rui Borges vai a Guimarães enfrentar o Vitória SC, no lado do Sporting. Há cerca de duas semanas, olhando ao calendário, ninguém diria isso. Por norma, é sempre um jogo apetecível a nível futebolístico, mas este fator torna a partida muito mais especial.

Taticamente, continua a haver muita curiosidade sobre o Sporting de Rui Borges. Na estreia do técnico, diante o Benfica, não houve uma mudança radical de estilo de jogo, mas sim a equipa com melhores índices de confiança e atitude. Saltou à vista a linha defensiva de 4 (embora já se tenha visto com Ruben Amorim) e Eduardo Quaresma a lateral-direito. A pressão forte e coordenada do Sporting foi um destaque, com Geny Catamo mais subido a condicionar a saída de bola de Álvaro Carreras.

Fala-se que o Sporting pode estar em vantagem, pois Rui Borges já conhece muito bem a equipa do Vitória SC, porém o técnico não vê dessa forma. «Não vamos melhores porque o treinador conhece a equipa. Os jogadores também conhecem o treinador, é subjetivo. Será um jogo bastante difícil», disse na conferência de antevisão. Tiago Silva, Manu Silva e Alberto Baio, que segundo a imprensa nacional atraiu o interesse dos 3 grandes, são jogadores a ter em conta do Vitória SC. O clube de Guimarães chega a este jogo após quatro empates consecutivos e ocupa o 6.º lugar da tabela.

Nacional x FC Porto: Vai ou não haver jogo? Vamos ou não ver Rodrigo Mora?

Depois do que aconteceu com o Benfica (partida adiada devido a nevoeiro), também se falou na possibilidade de nevoeiro durante o Nacional x FC Porto. No entanto, de acordo com Vítor Prior, diretor do Observatório Meteorológico do Funchal do IPMA, há “grandes probabilidades de o jogo se realizar”. O encontro está marcado para as 18h00 desta sexta-feira.

A nível de resultados, o FC Porto ultrapassou outro tipo de nevoeiro e, depois de uma série de quatro jogos sem vencer (3 derrotas seguidas e um empate), os dragões levam agora quatro vitórias consecutivas, sem sofrer golo. Ganharam 2-0 ao Midtjylland, depois 2-0 ao Estrela Amadora, 3-0 fora de casa ao Moreirense e 4-0 ao Boavista na última jornada da Primeira Liga.

Rodrigo Mora tem sido o principal destaque, onde leva 2 golos e 3 assistências nos últimos 3 jogos (Estrela Amadora, Moreirense e Boavista). É um jovem de 17 anos com muita qualidade técnica, visão de jogo e capacidade criativa, que apresenta ainda uma próxima relação com Samu. Destacar ainda que Fábio Vieira está de volta à convocatória, depois de um jogo deixado de fora por opção técnica. Há ainda que mencionar a ausência de Nico González, no qual Vítor Bruno aponta André Franco, Vasco Sousa ou Alan Varela para o seu lugar. O mais provável, tendo em conta os últimos jogos, é Stephen Eustáquio-Alan Varela.

Em conferência de imprensa, Vítor Bruno apontou ainda a dificuldade de jogar na Choupana, em que nesta temporada o Nacional só perdeu em casa com o Sporting, Braga e Benfica. Depois do jogo com as águias, a turma de Tiago Margarido teve dois desafios fora de casa: empate 2-2 com o Vitória SC, em Guimarães, e derrota com o Rio Ave por 2-1. Na tabela classificativa, encontram-se no 15.º lugar da Primeira Liga.

Benfica x Braga: O melhor ataque em casa vs a melhor defesa fora

Depois de perder o dérbi com o Sporting em Alvalade, o Benfica deixou escapar a liderança da Primeira Liga e está a dois pontos do FC Porto (2.º lugar) e Sporting (1.º), ambos com 40 pontos. Neste sábado, as águias vão enfrentar o quinto classificado Braga, que vem de uma derrota com o Casa Pia, e as duas equipas pretendem dar uma resposta, além de continuar a somar pontos. Em antevisão, Bruno Lage afirmou que o seu desejo é entrar em 2025 com uma «vitória, boa exibição e golos».

Frente ao Sporting, o Benfica foi surpreendido por uma forte e coordenada pressão dos leões, tendo dificuldades na saída de bola (Carreras e Tomás Araújo foram condicionados) e permitiram vários espaços ao adversário. Morten Hjulmand ficou em muitos momentos livre para progredir. Aos encarnados, faltou soluções em ataque apoiado, em que Florentino esteve muito errático com bola, Kerem Akturkoglu distanciado da batalha e Zeki Amdouni uma aposta ao lado. O Benfica costuma apresentar maior perigo com espaço em ataque rápido e por isso, em duelo com o Braga – uma equipa que se pode abrir em luta pela bola e que tem certas dificuldades defensivas –, pode ameaçar mais.

Contudo, e apesar de o Braga estar numa fase inconsistente (1V, 2E e 2D nos últimos cinco jogos), não será ainda um desafio fácil, pois, tirando o Sporting, o conjunto de Carlos Carvalhal é a melhor equipa a jogar fora de casa nesta edição da Primeira Liga. Com 5 vitórias, um empate e uma derrota em deslocações, o Braga é também a melhor defesa do campeonato neste registo, sofrendo apenas três golos ao momento. O Benfica é ainda assim o melhor ataque do campeonato em jogos caseiros: 26 golos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Borges regressa a Guimarães no lado do Sporting, FC Porto vai à Choupana e Benfica recebe Braga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião