“Mais do que nunca os CMO funcionam como guardiões das marcas”, defende APAN na sua antecipação para 2025
Entre as tendências que vão marcar 2025, o secretário-geral da APAN aponta o foco em IA e hiperpersonalização, bem como a ascensão das experiências de voz e interatividade.
Um dos principais desafios para o próximo ano no setor do marketing envolve a nova definição dos CMO (chief marketing officer) “e tudo o que representam nas estruturas organizacionais modernas”. “Mais do que nunca os CMO funcionam como os guardiões das marcas e são os timoneiros responsáveis por orientar a organização num cenário cada vez mais dinâmico e repleto de novas tecnologias e ferramentas“, entende Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes.
“Para construir as marcas do futuro, os CMO precisam de garantir que todas as ações e estratégias das equipas de marketing estão alinhadas com o propósito central da empresa, refletindo os seus valores, identidade e compromisso com os consumidores. Essa função de ‘timoneiro’ exige que eles se mantenham à frente das tendências, usando o seu conhecimento para selecionar e implementar ferramentas inovadoras que aprimorem a interação da marca com o seu público“, diz ao +M.
Além disso, os CMO atuam como gatekeepers – ou seja, “protetores e promotores da autenticidade e coerência da marca” – numa responsabilidade que “exige uma adaptação constante às novas tecnologias, integrando-as aos processos diários das suas equipas”, algo que para ser alcançado necessita de investimento em formação e capacitação.
“É necessário que as equipas estejam bem preparadas para adotar e utilizar estas ferramentas de forma estratégica, o que envolve um esforço contínuo dos CMO para acompanhar tendências emergentes, realizar formações e criar uma cultura de inovação dentro da empresa. Assim, o papel do CMO evoluiu para uma posição híbrida que combina visão estratégica, liderança de marca e habilidade técnica“, diz Ricardo Torres Assunção.
“Os CMO de hoje e do futuro promovem não apenas produtos e serviços, mas também criam experiências, constroem relacionamentos e estabelecem um impacto positivo e duradouro na perceção do consumidor. Ao adotar uma abordagem integrada e centrada na transformação digital, os CMO consolidam o seu papel como protagonistas na construção de marcas fortes, consistentes e preparadas para os desafios e oportunidades do mercado moderno“, acrescenta o responsável.
Entre as tendências que vão marcar o próximo ano, o secretário-geral da APAN aponta o foco em inteligência artificial (IA) e hiperpersonalização, sendo expectável que, em 2025, “estas tecnologias alimentem estratégias de marketing altamente personalizadas, que adaptam conteúdo e recomendações de produtos de forma precisa às preferências de cada consumidor”.
Outra tendência importante será a ascensão das experiências de voz e interatividade. “À medida que mais pessoas utilizam dispositivos de voz, o marketing orientado por pesquisa de voz e anúncios interativos em assistentes virtuais como Alexa e Siri está a ganhar espaço. Este tipo de marketing cria oportunidades de envolvimento, com anúncios e informações adaptadas à experiência do utilizador, algo que já se posiciona como crucial em setores como o e-commerce e produtos de consumo”, avança Ricardo Torres Assunção.
“Estas tendências não apenas refletem o que há de mais inovador, mas também respondem a uma nova dinâmica de mercado, onde a personalização, a sustentabilidade e o valor da autenticidade estão no centro das expectativas dos consumidores”, conclui.
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