Plataforma de 1,5 milhões de euros vai “otimizar” investimento de Portugal na promoção turística

Financiada a 67% pelo PRR, ferramenta a contratar pelo Turismo de Portugal vai “produzir informação relevante para a maximização da eficiência” dos gastos com publicidade digital para atrair turistas.

A nova plataforma do Turismo de Portugal (TdP) para otimizar o investimento promocional de Portugal como destino turístico, com destaque para as campanhas de publicidade digital que consomem uma “percentagem muito relevante” deste orçamento, vai custar perto de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA.

A autorização de despesa para a aquisição de serviços de conceção e construção desta ferramenta com “capacidade de produzir informação relevante para a maximização da eficiência dos investimentos promocionais” chega através de uma portaria conjunta dos secretários de Estado do Orçamento e do Turismo, com verbas provenientes do PRR (989 mil euros) e do Turismo de Portugal (484 mil euros).

A execução contratual é alargada até 2028, uma vez que o projeto inclui um período de operação de três anos “no qual estejam asseguradas as capacidades de alojamento e gestão de infraestrutura de suporte à plataforma, bem como o acompanhamento técnico / científico para análise e introdução de novas fontes de dados, ajustes e melhoria de funcionalidades da plataforma, e otimizações do modelo”.

No diploma, o Governo justifica que com a entrada em vigor do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e com as crescentes medidas em termos de proteção de privacidade dos utilizadores digitais, a parametrização das campanhas em termos de tipo de audiências, bem como a análise e otimização em função do percurso dos utilizadores, está “fortemente limitada”, sendo “imperativo encontrar outros métodos de análise e otimização”.

“Constituindo a campanha digital uma das iniciativas que mais contribui para reforçar o reconhecimento e posicionamento internacional da imagem de Portugal (…), considera-se indispensável reforçar a capacidade do instituto de otimizar este investimento, criando uma plataforma de captação de dados em contínuo, capaz de os traduzir em conhecimento sobre a eficiência, por país emissor e por região destino, permitindo, deste modo, planear e executar uma comunicação direcionada e um planeamento territorial inteligente”, salienta a portaria.

Esta plataforma para otimizar o investimento na promoção turística é uma das componentes da agenda mobilizadora “Acelerar e Transformar o Turismo”, com um investimento global de 128 milhões de euros, financiado pela bazuca europeia. Junta 38 entidades na área do turismo e da tecnologia, e prevê a implementação de “soluções disruptivas e inovadoras em focos selecionados ao longo de toda a experiência do turista” (costumer journey), cobrindo tanto a fase de atração do turista, como a jornada completa, incluindo após o término da experiência.

Segundo os dados mais recentes publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a atividade turística em Portugal mantém-se a crescer, com as dormidas a aumentarem 4,1% até novembro, em termos homólogos. O Reino Unido continua a ser o principal mercado emissor (quota de 14,7%), seguido da Alemanha (12,5%). No penúltimo mês do ano passado, a Polónia destacou-se no top 10 das origens com maior subida (+15,9%), à frente do Canadá e dos Países Baixos.

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