Retenção e atração de professores ainda aquém da meta do Governo

Dados do Ministério da Educação indicam que generalidade das metas ainda estão por cumprir, mas, no que toca aos docentes que abandonaram a carreira, o objetivo foi superado.

A retenção e atração de docentes, definida pelo Governo no “Plano + Aulas + Sucesso”, está ainda aquém da meta. Dos 200 docentes aposentados que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação pretende recrutar para o ano letivo de 2024/2025, estavam atualmente 55 docentes em bolsa em dezembro de 2024. No entanto, no que toca aos docentes que abandonaram a carreira, a meta foi superada.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério tutelado por Fernando Alexandre, baseados em 65% do total de agrupamentos escolares e de Escolas não Agrupadas, no último mês do ano passado o número de novos docentes na escola pública ascendia a 4.118.

Das metas definidas, a recuperação de 500 docentes que abandonaram a carreira foi superada, ascendendo a 682. No entanto, dos 200 docentes aposentados, apenas 55 estão em bolsa. Já dos 1.000 docentes que o Ministério pretende incentivar a prolongar a vida ativa, registou em dezembro 659 docentes. A meta que continua mais aquém é a do acesso à profissão a docentes e investigadores doutorados. Da meta de 500 investigadores, apenas conseguiu atrair três.

O Governo indica ainda, sobre a flexibilização das horas extraordinárias, que 5.673 docentes foram abrangidos num total de 13.831 horas e assinala que o concurso externo extraordinário permitiu vincular aos quadros 1.731 docentes nas regiões com maior défice de professores, dos quais: 325 com mais de dez anos de serviço e 253 sem colocação na escola pública desde 2012.

No que toca ao apoio à deslocação de professores, foram abrangidos 1.678 docentes.

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