Secretário-Geral do Turismo da ONU na Fitur: “Juntos, transformámos o turismo mundial através da colaboração e do diálogo”
Zurab Pololikashvili, esteve presente em toda a Fitur 2025, com o objetivo de “impulsionar a acessibilidade e o crescimento do setor através do investimento e da inovação”.
Coincidindo com a abertura da feira, a organização celebrou o seu 50.º aniversário, reafirmando “o seu compromisso com a paz e a compreensão”. Pololikashvili destacou “a colaboração com a Fitur na promoção da inovação, da sustentabilidade e da resiliência”.
“No momento em que a ONU Turismo celebra 50 anos, a Fitur reúne-se pela 45.ª vez. Juntos, ajudámos a moldar o turismo mundial, construindo pontes entre os setores público e privado, promovendo o diálogo e a cooperação e avançando com prioridades partilhadas”, afirmou Pololikashvili.
Ao longo desta edição da Fitur, a ONU Turismo teve a oportunidade de realizar reuniões de trabalho com altos representantes dos setores público e privado, incluindo os Ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino de Oliveira; da Guatemala, Harris Whitbeck; e de Espanha, Jordi Hereu. Também estiveram presentes líderes empresariais como o presidente executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas (CAF), Sergio Díaz Granados, com quem foi assinado um Memorando de Entendimento para promover a visibilidade da marca regional.
No contexto da feira. A UN Tourism apresentou as mais recentes adições ao seu crescente portefólio de Guias de Investimento “Tourism Doing Business”. As novas publicações centram-se no panorama de investimento da Guatemala, do Panamá e também do Brasil, país parceiro da Fitur 2025 e presidente do Conselho de Administração da organização para este período.
TURISMO MAIS ACESSÍVEL
Em linha com o compromisso de tornar o turismo acessível a todos, a UN Tourism organizou um evento paralelo especial na Fitur em colaboração com a Fundação ONCE, a Rede Europeia de Turismo Acessível e a ILUNION Accessibility.
O evento “Accessible Tourism: Harnessing the Benefits of Inclusive Destinations for Business and People” apresentou os destinos mais inclusivos e forneceu uma avaliação dos desafios que o setor ainda enfrenta, com especial destaque para as infra-estruturas e a utilização da inovação para melhorar a acessibilidade.
Durante a Fitur 2025, a UN Tourism também deu as boas-vindas a novos membros da sua rede de parceiros no seu “Affiliate Members’ Corner”, realizado no contexto da feira e destinado a promover a “segmentação dos viajantes”. O programa avaliou as principais áreas de crescimento e outras áreas de potencial para os destinos que procuram diversificar a sua oferta turística.
Além disso, durante esta edição da feira, a UN Tourism assinou novos memorandos de entendimento com o membro afiliado CIFFT (Publicidad Audiovisual de Turismo), bem como com a FRIPOTUR Nayarit, centrando-se no potencial do turismo desportivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Secretário-Geral do Turismo da ONU na Fitur: “Juntos, transformámos o turismo mundial através da colaboração e do diálogo”
{{ noCommentsLabel }}