Agência brasileira VX Comunicação chega a Portugal. CEO explica objetivos para o país
Com uma equipa inicial de oito colaboradores, Luís Valério traça como objetivo chegar aos 20 a 30 até ao final do ano. Portugal é visto como porta para o mercado europeu.
A agência brasileira VX Comunicação abriu um escritório em Lisboa, local escolhido para dar início à sua expansão na Europa. A escolha de Lisboa foi motivada pela sua importância crescente como um hub criativo e tecnológico na Europa, especialmente no setor de marketing digital e comunicação.
“Temos grandes marcas em Portugal que queremos trabalhar, e também porque reconhecemos o potencial estratégico que Portugal tem. Portugal é uma porta para o mercado europeu e é um centro criativo e tecnológico em grande crescimento. Não temos dúvida que este ambiente de crescimento oferece a plataforma ideal para fazermos um excelente trabalho e expandirmos a nossa presença no mercado europeu”, diz em entrevista ao +M Luís Valério, CEO da VX Comunicação para a Europa.
“Quando saí de Portugal, em 2018, o setor da comunicação em Portugal ainda era de certa forma tradicional e não tão focado na inovação digital. No entanto, a transformação que o mercado português tem vivido, demonstra, claramente, que as coisas mudaram e as marcas estão a adotar uma postura mais virada para o consumidor. É aqui que sabemos acrescentar valor e a mais-valia para os clientes nacionais”, prossegue o responsável, que nos últimos anos passou por Espanha, México, Indonésia e EUA.
Em Portugal, a agência arranca com uma equipa de oito pessoas, entre social e paid media, operações, criativos e accounts. “Estamos neste momento a contratar para várias posições, prevendo chegar aos 12 colaboradores entretanto e até ao final de 2025 com 20 a 30“, diz.
“Privilegiamos a qualidade acima da quantidade e somos muito focados em automação o que faz com que os nossos colaboradores tenham tempo para se focar no que é mais importante e que traz mais valor aos nossos clientes. Nós apostamos em um modelo híbrido que combina trabalho online com o suporte do nosso escritório, em Lisboa, e com muitas sinergias com a equipa no Brasil que tem sido, sem dúvida, um pilar essencial nesta fase de crescimento”, aponta Luís Valério.
Lançada no Rio de Janeiro há mais de duas décadas, a VX Comunicação apresenta-se como uma agência 360º, neste momento com cerca de 200 colaboradores e a trabalhar marcas como a Disney, Stanley e a Globo.
Em Portugal, os primeiros passos já foram dados. “Para a Sonae desenvolvemos trabalho para a Wells, especificamente para a linha Nutri Essence. Na Jerónimo Martins, o foco foi num evento com C-levels e figuras públicas, no evento de lançamento do livro vencedor da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce”, conta Luís Valério. “Queremos consolidar-nos como uma das principais agências de comunicação em Portugal e sabemos que será possível trabalhando com grandes clientes locais“, aponta.
Quanto ao investimento na operação local, Luís Valério não quantifica. “Para uma agência de comunicação, como para a maioria das empresas de serviços, o nosso maior investimento é em talento. Como tal, sendo o nosso objetivo crescer a equipa, não temos um teto de investimento. Queremos crescer com qualidade e criar tantos postos de trabalho quanto possível, à medida que o mercado o vá exigindo”, justifica.
“Na América do Sul, a nossa base é o escritório no Rio de Janeiro. A partir dele, conseguimos desenvolver projetos para toda a região. Na Europa, vamos procurar seguir um modelo semelhante, com Lisboa como epicentro da nossa atividade europeia. A acrescentar e em linha com a nossa ambição, pensamos já em expandir. Temos em vista um novo escritório em Madrid, que deverá abrir este ano”, adianta o responsável.
“O principal desafio, e também o nosso maior objetivo, é posicionar a VX Comunicação como uma referência na Europa, combinando criatividade e estratégia. Isso implica construir uma equipa com grandes talentos, capaz de explorar novas oportunidades e integrar dados e tecnologia de forma eficaz, sem perder o foco no impacto emocional das marcas. A minha visão é clara, transformar a VX Comunicação numa parceira estratégica para marcas que queiram crescer num mercado em constante transformação”, conclui.
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