As tendências que vão transformar o cenário digital em 2025
A Wise Pirates avança quais as tendências que vão moldar a performance das empresas nos mercados digitais este ano, desde o social commerce até à IA, personalização ou autenticidade.
Com o comportamento e as tendências de consumo dos consumidores a evoluírem constantemente, as empresas têm de apostar em estratégias de comunicação adaptadas às novas realidades. “Este ano as marcas enfrentarão o desafio de equilibrar tecnologia avançada com autenticidade humana. O futuro do consumo passa por experiências personalizadas, mas sempre ancoradas em confiança e propósito. Acreditamos, por isso, que as marcas que conseguirem unir inovação, empatia e sustentabilidade liderarão a próxima geração de relações com os consumidores“, aponta Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates.
Perante este panorama, a Wise Pirates destaca as principais tendências que irão moldar a performance das empresas nos mercados digitais em 2025 e que vão impactar diretamente a forma como as marcas se comunicam e interagem com os consumidores.
Social commerce e vídeo serão dominantes
A Wise Pirates prevê que este ano o social commerce se consolide enquanto força global, “transformando as redes sociais em autênticos marketplaces”. Nesse sentido, ferramentas como live streaming e integração direta com lojas online “destacam-se por oferecer experiências de compra fluidas e visuais, com 42% dos consumidores a preferir este formato”.
Por outro lado, o vídeo “afirma-se como o formato dominante para comunicação, tornando-se imprescindível em estratégias de marketing e vendas, especialmente num cenário onde o mobile advertising continua em expansão”.
Agentes de IA, enquanto novo canal de aquisição
No entendimento da Wise Pirates, a ascensão de agentes conversacionais baseados em inteligência artificial vai revolucionar o marketing e as vendas, uma vez que “personalizam interações em escala, operam 24/7 e eliminam barreiras na jornada de compra”. Além disso, combinando modelos como RAG (retrieval augmented generation) e machine learning, os agentes de IA “estão cada vez mais aptos a comunicar de forma humanizada”.
“As marcas que adotarem uma abordagem ‘AI-first‘ poderão otimizar campanhas e criar experiências memoráveis, maximizando o impacto das interações em canais conversacionais“, preconiza a agência.
Conexões Humanas continuam a ser importantes
Apesar das transformações trazidas ao mercado pela IA, os consumidores continuam a valorizar a autenticidade e empatia, o que volta a colocar as conexões reais como prioridade. “Marcas que equilibrem eficiência tecnológica com sensibilidade humana destacar-se-ão num cenário em que a confiança e a empatia são cada vez mais valorizadas“, refere.
Minimalismo estratégico
Perante os desafios económicos que estão a afetar o seu poder de compra, os consumidores estão também a adotar comportamentos mais pragmáticos e minimalistas. Nesse sentido, é expectável que tendências como a substituição de marcas premium por alternativas de marca própria e a priorização de programas de fidelidade se tornem predominantes.
“Para as marcas, a personalização, bundles de produtos e subscrições assumem protagonismo, enquanto estratégias baseadas em first-party data tornam-se cruciais para atrair consumidores que procuram obter mais valor por menos“, sublinha a Wise Pirates.
Declínio da lealdade às marcas
Apresentando-se cada vez mais críticos, seletivos e conscientes, num panorama onde também a sustentabilidade assume cada vez mais um papel decisivo nas suas escolhas de compra, os consumidores mostram-se cada vez menos leais às marcas.
Neste sentido, as marcas devem assim “oferecer experiências personalizadas e sustentáveis, combinando conveniência, flexibilidade e práticas responsáveis“, de forma a conquistar consumidores “onde quer que estejam”.
Personalização sim, mas respeitando a privacidade
Embora a personalização continue também a ser uma prioridade, os consumidores exigem, no entanto, práticas transparentes na recolha e uso de dados, pelo que “o equilíbrio entre experiências hiper personalizadas e a proteção da privacidade será essencial para construir confiança“.
“Áreas como CRO (conversion rate optimization) emergem como ferramentas estratégicas para criar estratégias mais eficazes e adaptadas às necessidades dos consumidores”, avança ainda a Wise Pirates.
Dados no centro da estratégia à boleia da IA
Numa altura em que a centralidade dos dados “nunca foi tão crucial”, ferramentas de inteligência artificial e soluções em cloud “permitem transformar insights em ações estratégicas, otimizando recursos e antecipando tendências”. Assim, desde o desenvolvimento de produtos até operações logísticas, “uma abordagem data-centric é agora indispensável para o sucesso empresarial“.
Computação quântica: o futuro do marketing
A computação quântica “inaugura uma nova era no marketing, permitindo análises profundas de big data, segmentações hiper precisas e otimizações em tempo real”. “Tecnologias avançadas garantem maior segurança e conformidade regulatória, enquanto experiências imersivas e inovadoras tornam-se mais acessíveis para consumidores exigentes“, sublinha a agência.
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