Medina pressiona António Vitorino a candidatar-se às Presidenciais
"Ficarei particularmente satisfeito pelo país se António Vitorino decidir ser candidato”, admite ex-ministro das Finanças, para quem Gouveia e Melo representa "o oposto" do que um Presidente deve ser.
Fernando Medina, ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Câmara de Lisboa, pressiona António Vitorino a avançar com uma candidatura às eleições Presidenciais, numa entrevista ao Público e à Renascença. “Está no seu processo de decisão e tem que ter o seu tempo. Ficarei particularmente satisfeito pelo país se decidir ser candidato”, afirma o ex-governante, apontando que a personalidade no país, em qualquer lado do espetro político, com melhor preparação e com melhores condições para ser um muito bom Presidente da República no quadro nacional e internacional que vamos viver nos próximos anos”.
O ex-comissário europeu e antigo diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) tem, “do ponto de vista do seu perfil e das suas qualidades”, o que Fernando Medina considera “mais ajustado e mais necessário ao desempenho da função presidencial. Isto por “contraposição com aquilo que representa Gouveia e Melo”, cujo perfil e características “são exatamente o oposto daquilo que a Constituição define relativamente ao exercício do cargo de Presidente da República”.
“António Vitorino tem o perfil perfeitamente adequado para ser um construtor de pontes e de soluções num país que tem hoje, e vai viver nos próximos anos, uma situação política que dificilmente terá condições de estabilidade muito efetivas, que tem desafios muito complexos, como o fim do multilateralismo como modelo de organização à escala mundial”, realçou ainda o ex-titular da pasta das Finanças, que se limitou a dizer, sobre outro socialista apontado a Belém, António José Seguro, que “são pessoas muito diferentes”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Medina pressiona António Vitorino a candidatar-se às Presidenciais
{{ noCommentsLabel }}