Arábia Saudita compra participação minoritária na Dazn por mil milhões de dólares
O investimento engloba a criação da Dazn Mena, uma joint-venture que visa "potenciar novas oportunidades de broadcasting para o setor desportivo da Arábia".
A SURJ Sports Investment (SURJ), divisão desportiva do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, chegou a acordo para adquirir uma participação minoritária na Dazn. O investimento deve rondar mil milhões de dólares (cerca de 954 milhões de euros), segundo o Financial Times.
No âmbito do acordo, a SURJ e a Dazn vão colaborar na criação da Dazn Mena, uma joint-venture que visa “potenciar novas oportunidades de broadcasting para o setor desportivo da Arábia Saudita e proporcionar aos adeptos um acesso mais alargado a conteúdos desportivos, em direto e on demand“, refere-se em nota de imprensa.
Esta parceria vai ajudar a SURJ a “reinventar a forma como os adeptos da região interagem com o desporto, gerando benefícios económicos e sociais significativos”, com a Dazn a transmitir desporto e eventos sauditas para os mais de 200 mercados onde opera.
Lançada em 2023, a SURJ Sports Investment tem por objetivo investir no setor desportivo e impulsionar o seu crescimento internacional, reforçando o ecossistema desportivo na Arábia Saudita e no Médio Oriente. Além do investimento direto no desporto, a SURJ Sports Investment investe também em broadcasting, plataformas digitais e iniciativas de envolvimento dos adeptos, com o objetivo de “ampliar a participação do público e garantir um crescimento sustentável da indústria”.
“A Dazn consolidou-se como a plataforma global de referência para o desporto, e esta é uma oportunidade entusiasmante para dar continuidade ao seu crescimento significativo nos últimos anos, levando mais desporto aos fãs em todo o mundo. A SURJ acredita na liderança da Dazn e esta parceria ajudará a acelerar o crescimento da plataforma, aproveitando a procura crescente por conteúdos desportivos de alta qualidade“, diz Danny Townsend, CEO da SURJ Sports Investment, citado em comunicado.
“Este investimento vai permitir à SURJ concretizar a sua missão de impulsionar a ligação com os adeptos, incentivar a prática desportiva e desbloquear oportunidades inovadoras, enquanto consolida a região como um destino de referência para o desporto de elite“, acrescenta.
Já Shay Segev, CEO do Dazn Group, diz que a Dazn, ao ser a única plataforma de entretenimento “verdadeiramente global dedicada ao desporto”, beneficia de uma “posição ideal para ampliar o acesso ao conteúdo desportivo, tirando partido do crescimento acelerado do setor na Arábia Saudita”.
“No âmbito da joint venture Dazn Mena com a SURJ, estamos comprometidos em maximizar o alcance e a acessibilidade do desporto, proporcionando a melhor experiência de entretenimento a uma comunidade global de adeptos apaixonados. Esta é uma parceria estratégica que promete transformar o panorama do entretenimento desportivo na Arábia Saudita e em toda a região“, refere.
Em janeiro, o bilionário e acionista maioritário, Len Blavatnik, investiu mais 827 milhões de dólares (cerca de 786 milhões de euros) na Dazn. Com esta injeção de capital, subiu para 6,7 mil milhões de dólares o montante já investido na plataforma desportiva por Blavatnik, através do seu grupo Access Industries.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.