AstraZeneca impulsiona o investimento da indústria nos cuidados de saúde na Bioregião da Catalunha, segundo o Biocat

  • Servimedia
  • 17 Fevereiro 2025

É o que destaca o “Relatório BioRegião da Catalunha 2024” do Biocat, a instituição que promove o ecossistema das ciências da vida e da saúde nesta comunidade autónoma.

A Catalunha está a consolidar a sua posição como “referência internacional em biomedicina” graças à colaboração entre empresas, instituições académicas e o setor público, que está a fomentar o desenvolvimento de terapias inovadoras e soluções disruptivas e a reforçar o papel da região como “motor essencial do progresso no domínio dos cuidados de saúde”.

Apresentado em Barcelona, o documento revela a situação e as tendências do setor, que ocupa o terceiro lugar em termos de valor acrescentado e emprego na economia catalã, destacando o compromisso de investimento da indústria farmacêutica como catalisador deste boom.

Com mais de 1.500 empresas e 93 entidades de investigação em saúde, o ecossistema gera um impacto económico total equivalente a 7,6% do PIB da Catalunha (4,1% da indústria e 3,5% das atividades de saúde). O volume de negócios total, que inclui tanto as empresas como as atividades de saúde, é de cerca de 44.800 milhões de euros, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Em termos de emprego, o setor gerou 17.500 novos postos de trabalho, atingindo um total de quase 75.400 empregados, o que equivale a 7,3% da população empregada na Catalunha.

O relatório destaca a aposta crescente das empresas multinacionais no setor como um fator-chave para o desenvolvimento da “Bioregião”. A Catalunha concentra atualmente cerca de 50% da indústria farmacêutica em Espanha e alberga pólos de inovação, filiais, instalações de I&D, produção e logística de um grande número de empresas.

Entre 2020 e 2024, o setor recebeu um total de 2.106 milhões de euros em Investimento Direto Estrangeiro (IDE), um aumento de 25% em comparação com o período anterior (2019-2023). Este crescimento teve também um impacto significativo no emprego, com a criação de 5.819 novos postos de trabalho, mais 24% do que no período anterior.

A este respeito, em 2024, o investimento da indústria estrangeira estabeleceu um novo recorde, atingindo 542 milhões de euros e criando quase 1.700 postos de trabalho. Este impulso veio em grande parte do AstraZeneca Global Hub em Barcelona, que desde a sua abertura em março de 2023 atingiu 1.100 empregados e espera fechar 2025 com 2.000 empregados.

Com um investimento previsto de 1,3 mil milhões de euros até 2027, a empresa afirmou em comunicado que este centro internacional de inovação científica “está a consolidar a sua posição como um dos centros líderes na Europa”. Está centrado no desenvolvimento de estratégias disruptivas, como a medicina de precisão, a genómica, a terapia celular, a imuno-oncologia, a ciência dos dados e a inteligência artificial.

Através do centro, a AstraZeneca “está a ajudar a estimular o investimento no setor, gerando um poderoso efeito de bola de neve no ecossistema de inovação biomédica da Catalunha”. A empresa planeia transferir as operações do AstraZeneca Global Hub para o emblemático edifício Estel, que foi a sede da Telefónica até 2011.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AstraZeneca impulsiona o investimento da indústria nos cuidados de saúde na Bioregião da Catalunha, segundo o Biocat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião