ISDIN doa 25 000 euros à Fundação FERO para a luta contra o cancro da mama

  • Servimedia
  • 17 Fevereiro 2025

ISDIN, o laboratório líder em fotoprotecção e dermatologia, fez uma doação de 25.000 euros à Fundação FERO para ajudar na investigação e deteção precoce do cancro da mama.

A contribuição, que foi possível graças à campanha “Juntos” organizada pelo laboratório em outubro, será destinada à investigação sobre a biópsia líquida. Este projeto, liderado pela Dra. Ana Vivancos, chefe do Laboratório de Genómica do Instituto de Oncologia Vall d’Hebron (VHIO), desenvolve uma técnica de deteção do cancro através de uma gota de sangue, evitando assim biópsias invasivas e cirurgias.

A campanha “Juntos” celebrou a sua sétima edição em outubro, coincidindo com o Dia Mundial do Cancro da Mama. A iniciativa, que visa sensibilizar para a importância da investigação e da deteção precoce desta doença, assenta em três pilares: prevenção, apoio e investigação do cancro. Para além disso, este ano, quis-se realçar o papel dos acompanhantes e o seu apoio emocional.

Com a ideia de “o laço que nos une”, a iniciativa procura explicar a “união infinita” que se gera entre os doentes e os seus acompanhantes. Um laço essencial que foi protagonizado pela imagem de angariação de fundos, ilustrada por Steffi Mallebrein, coautora do guia do acompanhante para o cancro da mama que o ISDIN apresentou no ano passado, e pela sua filha Laura.

Ambos foram também incluídos numa série de testemunhos comoventes apresentados em outubro, que o ISDIN manterá no sítio Web da instituição de caridade ao longo do ano. Juntamente com o guia de oncologia e as dicas de auto-exame, criam uma base de recursos essencial para abordar as preocupações que as mulheres podem sentir durante um processo tão delicado, bem como para nos recordar a importância de cuidarmos de nós próprias (e de nos explorarmos) de forma holística.

Os farmacêuticos têm desempenhado um papel fundamental nesta campanha, com uma participação acrescida este ano. Mais de 2500 farmácias aderiram à dádiva, mais 50% do que no ano passado. Em 2024, estima-se que cerca de 36.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama, uma doença que afetará uma em cada oito mulheres ao longo da sua vida.

Graças aos avanços científicos, a taxa de sobrevivência aumentou significativamente, atingindo atualmente 85%, em comparação com 65% há 25 anos. Estes dados encorajam-nos a manter o nosso compromisso com a investigação como um caminho essencial para o futuro sem cancro que a ISDIN tem tentado inspirar desde o seu nascimento há 50 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISDIN doa 25 000 euros à Fundação FERO para a luta contra o cancro da mama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião