Ideias +M

“Há aí alguém?” é o tema do Festival CCP. Presidente do júri de publicidade é Icaro Doria

+ M,

Com o mote “Há aí alguém?”, a 27ª edição do Festival do CCP centra-se no tema da IA e no equilíbrio que é necessário encontrar entre a inovação e o controlo humano. O +M é media partner.

Anunciando como mote “Há aí alguém?”, o Festival do Clube da Criatividade de Portugal (CCP) divulga que Icaro Doria, diretor criativo da agência DM9, em São Paulo, é o presidente de júri para a categoria de Publicidade. O festival decorre entre 16 a 23 de maio de 2025, na Fábrica do Pão do Beato Innovation District.

A 27ª edição do Festival do CCP centra-se no tema da inteligência artificial — que “avança rapidamente, trazendo benefícios e desafios à humanidade” — e no equilíbrio que é necessário encontrar entre a inovação e o controlo humano.

O CCP também revelará “em breve” os restantes profissionais que vão liderar e compor os grupos de júri das restantes categorias de Design, Digital, Experiências de Marca e Craft em Publicidade. Para esta edição, os grupos de júri de cada categoria são compostos por um presidente, cinco jurados e um anunciante, com a exceção da categoria de Publicidade, que mantém a composição de um presidente, sete jurados e um anunciante. Cada grupo de júri vai ainda integrar um elemento junior, sem direito a voto.

A identidade gráfica da edição deste ano é assinada por José Albergaria, designer açoriano baseado em Paris. Na ilustração “Há aí Alguém”, criada para a presente edição do festival, “vemos uma composição visual marcada por formas rítmicas – como anéis que se afunilam para um ponto vertiginoso”, descreve o designer.

Embora essa estrutura possa transmitir uma sensação inquietante, as cores vibrantes trazem um tom dinâmico e pop, conferindo à imagem um caráter enigmático e intrigante. Para mim, essa estética se conecta perfeitamente com a pergunta temática deste ano, provocando reflexão sobre os limites da tecnologia e a presença (ou ausência) de consciência na IA“, acrescenta.

As inscrições de trabalhos para o festival podem ser feitas até ao dia 10 de abril, com a votação online do festival a decorrer entre 18 de abril e 4 de maio e a entrega de peças físicas entre 5 e 9 de maio. O fecho da shortlist pelos presidentes de júri acontece entre 8 e 14 de maio, e a votação presencial decorre nos dias 14, 15 e 16 de maio. Já a Gala de Entrega de Prémios acontece a 23 de maio. O +M é media partner.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.