+M

É altura de mudar? Cinco sinais de que uma marca precisa de um rebranding

+ M,

Como saber se é a altura certa para uma marca mudar? Entre falta de reconhecimento ou aposta na internacionalização, conheça os cinco desafios que justificam um rebranding, segundo a VML.

Num mercado cada vez mais dinâmico e em constante evolução, é essencial que as marcas se consigam manter relevantes e competitivas sob pena de perderem clientes e oportunidades. Com a evolução das tendências e intensificação da concorrência, muitas marcas encaram os desafios que surgem no horizonte perguntando se os mesmos exigem um rebranding.

Esta alteração pode ir do logótipo e ajuste de cores até à redefinição da identidade da marca para que esta se alinhe com as novas realidades, expectativas ou objetivos da empresa. Mas um rebranding não é apenas uma questão estética, é antes uma “ferramenta poderosa para reposicionar uma marca, fortalecer a sua presença no mercado e prepará-la para o futuro”.

Os rebrandings reativos, motivados pela tentativa de resolver problemas, são comuns, mas “os mais eficazes serão sempre os proativos, impulsionados por uma nova visão”. “O melhor momento para um rebranding é justamente quando tudo parece estar bem, antecipando futuras necessidades e criando novos motivos de escolha, investindo na marca como um ativo valioso de qualquer negócio“, refere a VML Branding.

Mas como saber então se é a altura certa para mudar? É para responder a esta questão que a agência do grupo WPP, especializada na criação de sistemas de identidade, identifica cinco desafios que justificam um rebranding:

Problemas de perceção, com falta de estima ou reconhecimento

Uma marca ter uma perceção diferente da pretendida pela empresa — seja negativa ou apenas desajustada — é, desde logo, um “forte motivador de mudança”, sendo que uma rutura com os antigos códigos visuais e verbais “sinalizam um reposicionamento mais claro do que apenas uma campanha publicitária ou de marketing”, refere a VML. Um rebranding é, assim, uma “ótima oportunidade” para a marca revisitar o seu posicionamento, propósito, objetivos e público-alvo, além de funcionar como ferramenta para “reforçar a diferenciação da concorrência”.

Expansão e oferta de novos produtos e serviços

Quando as empresas crescem e começam a oferecer novos produtos ou serviços, a sua identidade original pode tornar-se limitada ou desatualizada. Optar por um rebranding permite assim que a marca “acompanhe o crescimento da empresa, criando uma identidade com estratégia e arquitetura que abranja todas as suas áreas de atuação e comunique, de forma clara, o seu propósito alargado”, diz a VML.

Internacionalização e a necessidade de chegar a novos mercados globais

A expansão para mercados internacionais é um marco importante para qualquer empresa, mas traz também desafios ao nível da marca, com o seu nome, logótipo ou valores que podem não ser bem recebidos em outras culturas ou línguas. Neste caso, um rebranding focado na internacionalização pode também ser uma boa opção, uma vez que “ajuda a adaptar a identidade da marca para ser globalmente compreendida e valorizada, mantendo, ao mesmo tempo, a essência que a torna única”.

Atualização dos códigos visuais perante os novos canais e exigências do público

Uma marca que já tenha sido criada há alguns anos pode não estar preparada para se destacar nas plataformas digitais atuais, como redes sociais, canais digitais ou plataformas onde o motion é a técnica privilegiada. Além disso, o seu público-alvo pode também ter mudado, exigindo agora uma abordagem visual mais moderna e apelativa. Atualizar os códigos visuais — como o logótipo, a tipografia, a paleta de cores e o tom de voz — é “essencial para garantir que a marca continua relevante e impactante nos novos contextos e perante diferentes gerações de consumidores ou clientes”.

Concorrência e aposta em branding como diferenciação

Em determinadas categorias mais saturadas e competitivas, os concorrentes optam muitas vezes por investir fortemente em branding para se destacar. Neste sentido, uma marca que pareça “apagada” ou “ultrapassada” arrisca-se a perder clientes e oportunidades, pelo que um rebranding estratégico pode ser a solução para “revitalizar uma identidade e reforçar a sua proposta de valor e vantagem competitiva”, conclui a agência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.