Mais de uma dúzia de instituições unidas na promoção da consignação do IRS
A agência Cupido é a responsável pela campanha que aposta num forte apelo à ação para "sensibilizar a população para a facilidade com que pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas".
Foram 13 as instituições que se uniram na promoção da consignação do IRS, através da campanha “Assino de Cruz”. O principal objetivo passa por “desmistificar conceitos errados e reforçar a mensagem de que a consignação do IRS não implica qualquer custo para o contribuinte“.
A Acreditar, a Aldeias de Crianças SOS, a APAV, a Associação Salvador, a Cáritas Portuguesa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Gil, a Fundação Rui Osório de Castro, a Just a Change, a Make-A-Wish, o Novo Futuro, a Operação Nariz Vermelho e a SIC Esperança são as instituições que resolveram unir esforços para levar esta mensagem a diversos grupos da sociedade e garantir que mais portugueses aderem à consignação do IRS.
Em conjunto, as 13 instituições envolvidas “alcançam diretamente mais de 410 mil beneficiários anualmente, gerando um impacto social profundo e contribuindo para a sustentabilidade das respostas de apoio a quem mais necessita”, refere-se em nota de imprensa.
Para simplificar a ideia e o processo, foi criada a plataforma assinodecruz.org, onde os contribuintes podem “encontrar informações detalhadas sobre como a consignação do IRS funciona”. No site, é ainda possível ler histórias e testemunhos de beneficiários apoiados e consultar um tutorial passo a passo sobre como preencher a secção de consignação aquando da entrega da declaração de IRS.
A agência criativa Cupido é a responsável pela campanha de sensibilização. “É imperativo que todos compreendam que a consignação do IRS é um gesto simples, sem custos, que pode ter um impacto significativo na vida de milhares de pessoas. A nossa missão foi criar uma campanha que transmitisse essa mensagem de forma clara, de forma a aumentar a consciencialização e incentivar os cidadãos a apoiar as causas que mais lhes tocam, sem qualquer custo adicional“, diz João Goulão, diretor-geral, citado em comunicado.
A campanha “Assino de Cruz. Sem custos para si com vantagem para todos”, conta com o apoio de Rui Bairrada, charmain do Doutor Finanças, e estará no ar até maio. Com um forte apelo à ação, a iniciativa pretende “sensibilizar a população para a facilidade com que pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas”.
A partir deste ano, a percentagem do IRS que pode ser consignada duplica para 1%, permitindo que os contribuintes reforcem o apoio às causas que escolhem, sem qualquer custo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.