+M

Descubra as 23 marcas com reputação de excelência em Portugal

+ M,

A Delta é líder entre as marcas com maior relevância e reputação no país. L'Oreal, Gresso, Dodot, Lego, Oceanário de Lisboa, Disney e Jardim Zoológico de Lisboa alcançam este ano o estatuto.

São 23 as marcas que alcançaram o estatuto de “reputação de excelência”, ou seja, que conseguiram mais de 80 pontos no RepScore, estudo elaborado pela consultora OnStrategy que analisa a relevância e reputação emocional das marcas junto dos portugueses. Este ano há mais uma marca em relação ao ranking do ano passado.

A Delta é líder entre as marcas com maior relevância e reputação no país, registando 84,2 pontos — mais um ponto que no ano passado, em que a marca também foi líder do ranking. Segue-se a Nestlé (83,7 pontos), a Olá (83,4), a Nestum (83,3) e a Compal (82,5), no top cinco.

Água das Pedras (81,9), Luso (81,8), Nivea (81,2), Cerelac (81,1), Colgate (81,1), L’Oreal (80,9), Gillette (80,8), Gresso (80,8), Terra Nostra (80,8), Dodot (80,7), Gallo (80,5), Lego (80,4), Sumol (80,3), Oceanário de Lisboa (80,2), Disney (80,1), Vitalis (80,1), Danone (80) e Jardim Zoológico de Lisboa (80) completam a lista de 23 marcas que se destacam como excelentes, ao terem uma avaliação acima de 80 pontos.

L’Oreal, Gresso, Dodot, Lego, Oceanário de Lisboa, Disney e Jardim Zoológico de Lisboa alcançam este ano o estatuto de “reputação de excelência”. Em sentido contrário, Multibanco, Google, Microsoft, Oliveira da Serra, Delta Q e Farmácias Portuguesas, deixam o topo da tabela.

O RepScore analisa também as marcas com maior reputação por setor. No da banca, por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos é líder (66,9), embora seguida de perto pelo BPI (66,5) e pelo Millennium BCP (66,2). Já nos seguros, a primeira posição é ocupada pela Fidelidade (66,7), a segunda pela Generali Tranquilidade (66,3) e a terceira pela Ageas (65,7). A Meo (77,4) lidera o ranking de marcas de telecomunicações, seguindo-se a Vodafone (77,2) e a Nos (76,8).

Em análise estiveram também as celebridades e influenciadores com maior reputação, destacando-se Cristiano Ronaldo (77,4) na primeira posição, com Vasco Palmeirim (74,2) e Ricardo Araújo Pereira (74) a ocuparem as duas posições seguintes.

Já entre os líderes empresariais lidera o presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo (72,6), seguindo-se o CEO da Delta, Rui Miguel Nabeiro (72,7) e o CEO da EDP, Miguel Stilwell de Andrade (68,4).

Os rankings completos podem ser consultados aqui.

O estudo é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre durante todo o ano junto de uma amostra de cerca de 50 mil pessoas e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), analisando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação, qualidade de produtos e serviços, inovação, cidadania, ambiente, ambiente de trabalho, governo, liderança e saúde financeira.

Para a escala de 100 pontos foram auditadas mais de duas mil marcas (associadas a mais de 50 setores de atividade).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.