Espanha consolida o seu atrativo para o investimento de gigantes farmacêuticos como a AstraZeneca, diz a Bloomberg

  • Servimedia
  • 3 Abril 2025

Bloomberg destaca a ascensão de Espanha ao topo do ranking europeu em termos de número de ensaios clínicos, ultrapassando mercados tradicionalmente líderes como a Alemanha, a França e o Reino Unido.

Espanha está a consolidar a sua posição como um dos principais destinos de investimento em ciências da vida na Europa, atraindo gigantes da indústria farmacêutica como a AstraZeneca, a Novartis, a Roche e a Sanofi.

Entre as empresas que estão a apostar mais fortemente no país está a AstraZeneca, que escolheu Barcelona para estabelecer um novo centro de investigação internacional em 2023, motivada pelo ecossistema de saúde, pelo talento científico e pela qualidade de vida dos seus empregados.

A empresa farmacêutica anunciou um investimento inicial de 800 milhões de euros e 1 000 novos postos de trabalho até 2027. Este objetivo de contratação foi ultrapassado no ano passado pela empresa, que aumentou os números para 1,3 mil milhões de euros de investimento e 2.000 empregados.

“A Espanha tornou-se um mercado-chave para a AstraZeneca, tanto a nível europeu como global”, afirma Rick R. Suárez, presidente da AstraZeneca Espanha, citado pela Bloomberg. Suárez destaca o papel da “forte colaboração público-privada” como um verdadeiro “fator de mudança”, que facilitou o trabalho conjunto com hospitais públicos, startups e centros de investigação.

Para além do envolvimento do governo central, que promoveu encontros diretos com a indústria – como o que teve lugar em fevereiro deste ano em La Moncloa com o presidente Pedro Sánchez e representantes das principais empresas farmacêuticas -, a Bloomberg destaca também o apoio ativo das administrações locais, como a Câmara Municipal de Barcelona. No caso da AstraZeneca, o governo municipal está a contribuir para a incorporação de novos funcionários no centro de investigação.

Para além da AstraZeneca, outras empresas estão também a reforçar o seu compromisso com o país. No domínio da biotecnologia, a Oxolife, que se dedica à fertilidade, sublinha que o apoio público representa quase 50% do seu financiamento e que a Espanha é um dos países mais rentáveis da Europa para a investigação clínica.

A análise da Bloomberg salienta que Espanha foi o primeiro país da UE a implementar a nova regulamentação europeia sobre ensaios clínicos, o que aumentou a sua competitividade, reduzindo significativamente o processo desde a apresentação da documentação até ao início do tratamento do primeiro doente.

No entanto, a Espanha enfrenta ainda vários desafios se quiser consolidar a sua posição de referência internacional no domínio das ciências da vida: desde acelerar a adoção de novos tratamentos até aumentar o investimento na investigação e manter um ambiente competitivo face a potências como a China e os Estados Unidos. O Governo está a trabalhar para enfrentar estes desafios. O Secretário de Estado da Saúde, Javier Padilla, disse à Bloomberg que o sistema público de saúde é um dos mais integrados da Europa e uma ferramenta fundamental para impulsionar o setor.

Apesar da concorrência global, o modelo espanhol – baseado na colaboração público-privada, num ecossistema científico robusto e num quadro fiscal atrativo – continua a posicionar-se como uma fórmula de sucesso para atrair inovação, investimento e talento no domínio biomédico europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha consolida o seu atrativo para o investimento de gigantes farmacêuticos como a AstraZeneca, diz a Bloomberg

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião