Factorenergia lança o FAZT no México com o objetivo de instalar 1.000 pontos de carregamento até 2030
Concretamente, a Factorenergia participa neste projeto com 28 % do capital, reafirmando o seu papel de ator estratégico na transformação do modelo energético internacional.
A Factorenergia, que celebra este ano o seu 25º aniversário, reforça a sua internacionalização e o seu compromisso com a transição energética global com o lançamento da FAZT, uma nova empresa de tecnologia e infra-estruturas (tech-infra) pioneira no carregamento ultrarrápido de veículos elétricos no México. O objetivo é instalar 1.000 pontos de carregamento elétrico até 2030.
“A participação da Factorenergia na FAZT é um compromisso estratégico que combina inovação, sustentabilidade e expansão internacional. Com esta operação, queremos transferir o nosso modelo energético responsável para mercados com grande necessidade de soluções limpas, fiáveis e acessíveis”, afirmou Emili Rousaud, CEO da Factorenergia.
A empresa tecno-infra FAZT foi criada no México com uma participação de 28% detida pela Factorenergia juntamente com outros parceiros locais, incluindo a empresa mexicana Gemex, também parceira da Factorenergia na Luxem Energia, uma empresa que fornece eletricidade e gás natural. Assim, a FAZT posiciona-se como pioneira na oferta de estações de carregamento ultrarrápido, com uma infraestrutura líder no país.
As estações são projetadas em dois modelos -Fazt e UltraFazt-, compatíveis com os principais padrões (NACS e GB/T). A sua aplicação permite localizar as estações, gerir os pagamentos e monitorizar o carregamento em tempo real, garantindo uma experiência de utilização ágil, segura e fiável, refere a empresa.
Em parceria com a rede de supermercados mexicana Soriana, a FAZT já abriu quatro estações de carregamento em estacionamentos de lojas em Monterrey (San Jeronimo, Cumbres, San Nicolas e Fresnos), e abrirá mais três em Cuernavaca, Valle de Bravo e Ramos Arizpe nos próximos dias.
INSTALAÇÃO
Esta primeira fase de instalação faz parte de um plano de expansão que prevê a entrada em funcionamento de 50 estações até 2025, com o objetivo de alcançar 1.000 pontos de carregamento operacionais em todo o México até 2030 e reduzir as emissões de CO₂ até 70 %. A empresa também planeia expandir-se na América Latina.
“Queremos oferecer uma rede que esteja ao nível do que os mexicanos merecem: fiável, moderna e acessível. Esta aliança com Soriana é um passo decisivo para tornar esta visão realidade”, disse Javier Cuartas, CEO da FAZT.
“A expansão internacional sempre foi um pilar estratégico para a Factorenergia. Queremos levar o nosso modelo sustentável e transparente aos mercados onde a necessidade de soluções energéticas inovadoras é cada vez mais urgente. Esta visão leva-nos a continuar a crescer e a liderar a mudança no setor energético mundial”, acrescentou Emili Rousaud.
Num contexto marcado pela urgência climática, pela eletrificação dos transportes e pela produção distribuída de energia, a Factorenergia reafirma a sua vocação de liderança através de iniciativas inovadoras como a FAZT. A empresa continua empenhada na tecnologia como motor da democratização energética e na cooperação internacional como alavanca de impacto positivo.
“Não se trata apenas de crescer, mas de crescer com sentido. Queremos que a transição energética chegue a todos, onde quer que estejam. E isso significa estar presente, investir e propor soluções com uma visão a longo prazo”, concluiu Rousaud.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Factorenergia lança o FAZT no México com o objetivo de instalar 1.000 pontos de carregamento até 2030
{{ noCommentsLabel }}