LALIGA EA SPORTS estabelece um novo recorde de assistência nos estádios com 11,4 milhões de espetadores na época 24-25
A assistência total nos estádios cresce 3,4% em comparação com a época anterior, graças, entre outros fatores, à onda de renovações nos estádios da LALIGA impulsionada pelos fundos da CVC.
A LALIGA EA SPORTS encerrou a época 24/25 no passado fim de semana, confirmando que o futebol em direto continua a ganhar força. A assistência nos estádios da Primera División aumentou 3,4% em comparação com a época anterior, com um total médio de 11,4 milhões de espetadores nos 20 estádios da competição, de acordo com os dados publicados pelo meio de comunicação especializado 2Playbook. Este número representa mais 170 000 espetadores do que o recorde histórico da época de 2022-23.
A chegada em 2021 dos fundos da CVC, enquadrados no Plano Impulso, e que ascendem a quase 2.000 milhões de euros, em que o investimento em infra-estruturas ocupa um lugar de destaque no roteiro, uma vez que pelo menos 70% do mesmo tem de ser destinado à melhoria das mesmas, está a permitir melhorias em infra-estruturas como os estádios para os adaptar às necessidades atuais dos adeptos, com maior conforto, serviços e experiências. Melhorias que trazem consigo um maior interesse em vir ver as equipas nos estádios mais emblemáticos da competição.
Um exemplo do efeito dos fundos da CVC nos estádios é o Benito Villamarín, que nesta época24/25 foi o terceiro estádio mais concorrido da LALIGA EA SPORTS, com uma assistência média de mais de 51.500 espetadores. E devido à remodelação que será levada a cabo para dar vida ao novo estádio na próxima temporada, o dinheiro recebido pelos adeptos do Betis do Plano Impulso será um grande apoio para levar a cabo o grande projeto do clube, que estima entre 15 e 20 milhões o aumento da faturação com o novo estádio.
À frente do Benito Villamarín está o Santiago Bernabéu, com uma assistência média de 72.701 espetadores por jogo, mais 0,9% do que na época passada. O Atlético de Madrid está em segundo lugar, com uma média de 60.000 pessoas por jogo no Riyadh Metropolitano, que registou um aumento de 3,2%.
O top 5 é completado pelo Athletic Club, com uma média de 48 401 adeptos por jogo em San Mamés, e um aumento de 5% em relação a 23/24: e o FC Barcelona, com 45 961 espetadores em média para os jogos disputados no Lluis Companys, um aumento de cerca de 6 000 espetadores em relação à época passada, e à espera da conclusão do novo estádio blaugrana.
Na metade superior do ranking de assistência, o sexto classificado Valencia CF, com uma média de 43.042 espetadores no Mestalla, o sétimo classificado Sevilla FC, com uma média de 35.574 espetadores no Sánchez Pizjuán, estádio que também beneficiou de fundos da CVC com a sua recente remodelação, assim como a Real Sociedad, oitava, com a sua renovada Reale Arena com 29.877 espetadores, graças aos fundos do Plano Impulso.
Por seu turno, o RCD Espanyol, nono classificado, com uma média de 25 640 espetadores, registou um aumento de 5 500 espetadores por cada jogo disputado no Estádio RCDE, o que representa um aumento de 28% em relação à época 23/24. Em décimo lugar ficou o Estadio de Gran Canaria e o UD Las Palmas, com uma média de 23.010 espetadores. Segue-se o RC Celta e o Abanca Balaídos que, apesar de ainda estar a ser remodelado, conseguiu uma média de 21.504 espetadores, um aumento de 7% na assistência do estádio celta e uma taxa de ocupação de 87%, sendo o décimo primeiro estádio da LALIGA neste ranking. Da mesma forma, El Sadar, a casa do CA Osasuna, teve uma média de 20.476 espetadores e foi o décimo segundo estádio com maior taxa de assistência, batendo também o seu próprio recorde e aumentando 4% em relação à época passada, enquanto o José Zorrilla, do Real Valladolid, teve uma média de 19.829 espetadores, o que o coloca na décima terceira posição.
Além disso, os estádios de menor capacidade da LALIGA também registaram uma elevada média de assistência ao longo da época. Assim, de acordo com os dados da 2Playbook, dois estádios que foram remodelados com a ajuda de fundos da CVC, como o RCD Mallorca e o Son Moix, e o Villareal CF e o Estadio de la Cerámica, registaram um aumento da assistência esta época, demonstrando a importância de ter estádios modernos para os tornar mais atrativos para o público. Os Maiorquinos alcançaram uma média de 18 502 espetadores, mais 4% do que em 23/24; e a equipa amarela reuniu uma média de 18 266 espetadores por cada jogo da época que confirmou o regresso do submarino amarelo à Liga dos Campeões.
Além disso, o Deportivo Alavés e Mendizorroza reuniram uma média de 17.318 espectadores; o Rayo Vallecano e o Estádio de Vallecas reuniram uma média de 12.908 espetadores; o Girona FC e Montilivi reuniram uma média de 11.657 espetadores por jogo; o Girona FC e Montilivi reuniram uma média de 11.657 espetadores por jogo; e o Estádio de Vallecas reuniu uma média de 12.908 espetadores por jogo. 657 espetadores por jogo; o Getafe CF e o seu Estádio Coliseo com 11.464; e a fechar o ranking, o CD Leganés e o Butarque com 11.135 espetadores em média nesta temporada da LALIGA EA SPORTS, estádio que será ampliado com o impulso dos fundos da CVC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LALIGA EA SPORTS estabelece um novo recorde de assistência nos estádios com 11,4 milhões de espetadores na época 24-25
{{ noCommentsLabel }}