Campanha da Uzina para a Ikea apontada como uma das favoritas ao Grand Prix de Cannes
O trabalho português é visto por uma revista britânica como um dos favoritos à conquista da maior distinção no mais importante festival de criatividade do mundo, que decorre entre 16 e 20 de junho.
O trabalho “HiddenTags”, da Uzina para a Ikea, é apontado com um dos favoritos a levar para casa um Grand Prix do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, pela MediaCat. As previsões do meio britânico têm por base a opinião de especialistas do setor e a análise das listas de vencedores de outras edições.
A campanha em causa, foi lançada pela Ikea para celebrar os seus 20 anos em Portugal, tendo a marca desafiado os clientes a procurarem as etiquetas dos seus produtos, com o objetivo de encontrar o móvel mais antigo da marca sueca em Portugal. Quem tivesse a peça de imobiliário com maior idade ganhava um voucher de dois mil euros.
Para comunicar a ação, a marca apostou na altura numa campanha presente com um filme em televisão e digital, mas também com imagens em mupis, redes sociais e site. Contou ainda com conteúdo de uma influenciadora para mostrar aos consumidores como ler as etiquetas.
A campanha gerou um aumento de 14% nas vendas (em relação ao ano passado), com 31% das vendas registadas provenientes de novos membros Ikea Family e 42% de crescimento de novos membros no programa de fidelização (+95,5 mil novos membros).
As histórias recebidas com esta ação deram ainda origem a uma nova campanha de posicionamento da marca em Portugal. “Foi incrível, recebemos mais de 4.500 histórias e quando fomos analisar demos conta que as pessoas tinham histórias incríveis com móveis da marca que as acompanham por muito mais tempo do que o que estávamos à espera”, referia em abril a diretora de marketing ao +M.
Estas histórias serviram assim de mote para o novo posicionamento da marca uma vez que, analisando as histórias, muitas pessoas diziam que os seus móveis duraram muito mais do que as relações que tinham quando os compraram.
Recorde-se que a Uzina e a Ikea, com o mesmo trabalho, também levaram para casa o Grande Prémio da 27ª edição do Festival do CCP. A campanha recebeu também o Grande Prémio Jornalistas, tendo a Uzina e a Ikea ainda subido a palco como Melhor Agência do Ano e Melhor Anunciante do Ano.
Conheça as outras campanhas também incluídas como possíveis vencedoras de um Grand Prix de Cannes na lista da MediaCat:
- “AI Scambaiters”, da VVCP London para a O2
Esta campanha da O2 introduziu a Daisy, uma senhora idosa criada através de inteligência artificial cujo objetivo é combater tentativas de burla, mantendo os burlões a falar indefinidamente até que estes desistam.
- “Ink of Democracy”, da Havas Creative India para o The Times of India
A ideia da campanha “Ink of Democracy” baseou-se no facto de cerca de um terço dos eleitores elegíveis na Índia não terem votado nas eleições de 2019, o que levou a que 7.500 litros de tinta roxa indelével (que é aplicada nos dedos dos eleitores para evitar fraudes) não tenham sido utilizados. Para incentivar ao voto em 2024, o The Times of India e o The Economic Times imprimiram as páginas dos seus jornais com tinta roxa, em vez de preta.
- “Now You Can’t Unsee It”, da Rethink Canada para a Heinz
A Heinz e a Marvel não desperdiçaram a oportunidade proporcionada pelos fãs — que apontaram nas redes sociais as parecenças entre as personagens Deadpool e Wolverine (nos seus fatos vermelhos e amarelos) e as embalagens de ketchup e mostarda da marca –, lançando uma campanha que promove tanto o filme “Deadpool & Wolverine” como a Heinz.
- “Price Packs”, da Serviceplan Germany para a Penny
Numa altura em que a inflação subiu de forma intensa, a a loja de descontos alemã Penny concentrou-se em manter alguns produtos a preços estáveis. A forma de comunicar isso passou por alterar a identidade visual dos produtos, passando as próprias embalagens a mostrar os preços.
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