Gasolineira espanhola low-cost investe 17 milhões em Portugal para abrir 15 postos até ao final do ano

Até ao final do ano a Plenergy vai chegar aos 15 postos de combustível low-cost em Portugal. Próximas aberturas na Trofa, Matosinhos, Abrantes, Loures e Póvoa de Varzim. 

A espanhola Plenergy está a apostar em Portugal e vai abrir cinco novos postos de combustível até setembro. A meta é chegar às 15 estações até ao final do ano. Com este plano de expansão, a marca low-cost vai investir 17 milhões em Portugal e criar 61 postos de trabalho. No próximo ano quer abrir mais 25 postos para chegar às 40 unidades.

A empresa prepara-se para abrir um novo posto na Trofa em julho, a sétima em território nacional, e já tem obras a iniciar em Matosinhos, Abrantes, Loures e Póvoa de Varzim.

“Chegar a Portugal deveu-se à proximidade geográfica e porque Portugal necessitava de um concorrente diferente com um preço mais baixo”, disse esta terça-feira, Tiago Preguiça, diretor de expansão e relações institucionais para Portugal da Plenergy.

Portugal necessitava de um concorrente diferente com um preço mais baixo.

Tiago Preguiça

Diretor de expansão e relações institucionais para Portugal da Plenergy

O gestor detalha que já o grupo já investiu dez milhões de euros nos sete postos de combustível, mas que o objetivo é chegar ao final do ano com 17 milhões de euros investidos.

Até ao momento, a espanhola já contratou 34 pessoas, sendo que o objetivo é chegar às 61 até ao final do ano. Tiago Preguiça nota que “sempre que abrem uma estação contratam três pessoas”.

No prazo de dois/três anos, o grupo espanhol ambiciona ter “pelo menos uma estação em cada um dos distritos de Portugal Continental”.

Gasolineiras automáticas oferecem o mesmo combustível a um preço mais reduzido

Abastecida pelos principais operadores petrolíferos ibéricos, o grupo espanhol garante um preço 10 a 15% do preço abaixo da média, isto significa que vende o litro de combustível entre 15 a 20 cêntimos mais barato em comparação com as gasolineiras mais conhecidas.

Tiago Preguiça explica que o preço reduzido deve-se ao facto de os “terrenos serem mais pequenos”, “não terem lojas de conveniência, nem turnos noturnos” e “controlarem toda a operação (atendimento ao cliente, sistemas informáticos”. O diretor de expansão e relações institucionais para Portugal da Plenergy destaca ainda que a velocidade de abastecimento também é uma vantagem — com uma permanência de três minutos.

Tiago Preguiça, diretor de expansão e relações institucionais para Portugal da Plenergy.

No final do ano passado, a Plenergy inaugurou na cidade da Guarda o primeiro posto de abastecimento. Neste momento, soma seis postos de combustível em território nacional (Viana do Castelo, Cartaxo, Paços de Ferreira e Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira).

Fundada em 2015 a Plenergy, antiga Plenoil, assume-se como “líder ibérico no setor das estações de serviço de baixo preço”. Soma 310 estações em Espanha e Portugal e prevê chegar às 500 estações até 2027.

Com uma média mensal de 3,5 milhões de clientes, o ano passado, o grupo faturou 1,550 milhões de euros e vendeu 1,385 milhões de litros de combustível.

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