Ideias +M

Nescafé mostra que “também sabe ser fresco” com novos produtos e campanha

+ M,

A Nescafé quer colocar os portugueses a beber café frio, assinalando o arranque de um novo território estratégico para a marca. O lançamento do Cold Coffe é alavancado com uma campanha de comunicação.

Dando início a uma “nova etapa estratégica“, a Nescafé lançou a campanha Cold Coffee, “marcada pelo compromisso de criar, construir e liderar um novo hábito de consumo em Portugal: beber café a frio, em casa“.

A marca pretende assim “desafiar perceções ainda enraizadas“, como a ideia de que o café deve ser sempre quente, e criar novos momentos de consumo, “mais leves, descontraídos e adaptados ao estilo de vida atual”. Procura ainda reforçar o seu investimento na aproximação a públicos mais jovens, que “procuram formas mais criativas, sensoriais e versáteis de viver o café”, refere-se em nota de imprensa.

Para reforçar esse posicionamento, a marca lança três referências de café solúvel — Nescafé Avelã, Nescafé Caramelo e Nescafé Dolce Gusto Iced Frappé — desenvolvidas para que se dissolvam facilmente tanto em água como leite, quentes ou frios.

Esta é assim a primeira vez que a Nescafé traz para o mercado português cafés puros solúveis prontos para uma preparação “a frio” — o Cold Coffee –, assinalando o arranque de um novo território estratégico para a marca “alinhado com uma tendência de consumo em crescimento, especialmente entre públicos mais jovens”.

“Com Nescafé Cold Coffee respondemos a uma tendência crescente de procura por bebidas refrescantes, sem comprometer a autenticidade do sabor do café. Sabemos que o consumo de café a frio já está amplamente enraizado fora de casa, e queremos agora estender essa experiência ao contexto doméstico, oferecendo uma solução prática, acessível e alinhada com as expectativas do consumidor atual. Este é um passo importante para reposicionar a categoria junto de um público mais jovem e exigente, que valoriza conveniência, mas também qualidade e diferenciação sensorial”, diz Carmo Grangeio, brand manager de Nescafé, citada em comunicado.

O lançamento destes produtos é alavancado com uma campanha de comunicação desenvolvida pelas agências Burson Portugal, Publicis Groupe e Addiction. A campanha combina ações digitais, experiências de marca e colaborações criativas para amplificar o universo de Nescafé Cold Coffee.

A estratégia inclui comunicação em ponto de venda e retalho, com materiais de visibilidade em loja e dinâmicas de prova em grande distribuição. Contempla ainda ativações de rua e conteúdos dedicados no podcast Palácio da Ajuda (de Guilherme Ludovice, Luana do Bem e Tiago Almeida) e em vlogs.

A marca aposta ainda em marketing de influência, com parcerias com criadores de conteúdo ligados ao lifestyle e ao humor, que, “através de ativações criativas, ajudam a mostrar a versatilidade, praticidade e frescura desta nova forma de consumir café”, lê-se ainda em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.