Media Capital está a negociar compra do Sol e do I
Os jornais Sol e I podem passar para as mãos da Media Capital. O anúncio foi feito esta tarde pela empresa, em comunicado à CMVM.
A Media Capital, dona da TVI e da CNN Portugal, está a negociar a compra de uma posição maioritária na Newsplex, dona do Sol e do I, segundo um comunicado publicado esta quinta-feira no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),
“A Media Capital informa sobre a existência de negociações entre a Media Capital e uma Sociedade de capital de risco com vista à aquisição de uma participação maioritária, pela Media Capital, na sociedade Newsplex, S.A., sociedade com atividade no setor imprensa escrita, sendo titular das publicações Sol e Jornal I”, indica o grupo de Mário Ferreira.
A Newsplex, recorde-se, é detida pela Alpac Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, também donos da Euronews, desde o verão de 2022. Em julho de 2022, quando comprou os dois jornais a Mário Ramires, a Alpac Capital descrevia O Nascer do Sol e o i como “projetos de muita coragem e resilientes, que se afirmaram e consolidaram nos últimos anos como jornais independentes, disruptivos e contra os discursos politicamente corretos”.
Pedro Vargas David e Luís Santos justificavam a compra dos títulos da Newsplex como uma “contribuição para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural“, dizendo não se resignarem “com um país em que os media são um setor de subinvestimento e de resultados operacionais negativos”. “Não tem de ser assim”, afirmavam.
“Acreditamos que o reforço da imprensa livre é um pequeno contributo que damos para que os portugueses não desistam do seu País e reencontremos o nosso lugar na história“, escreviam no comunicado, no qual anunciavam a operação, citando exemplos como os de Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Pinto Balsemão, Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso, que “foram contributos inspiradores para termos um País desenvolvido, democrático e livre”.
Entretanto, já em outubro do ano passado, Mário Ramires deixou a direção dos dois jornais, dos quais era dono desde 2015, ano em que criou a Newsplex e manteve a edição dos jornais até então da Newshold, de Álvaro Sobrinho. Em dezembro de 2020 o semanário Sol alterou o nome para Nascer do Sol. Semanas antes o i tinha passado a Inevitável. Entretanto, já em janeiro de 2023, o i passou a semanário.
A direção dos dois títulos é desde abril de Nuno Tiago Pinto, até janeiro diretor da newsmagazine Sábado. Em 2023, últimos números conhecidos, a Newsplex tinha 39 funcionários e registou prejuízos de 574 mil euros. A concretizar-se o negócio, a Media Capital regressa assim ao setor da imprensa e passa a fazer concorrência, também nesta área, à Impresa, dona da SIC e do Expresso.
Os rendimentos operacionais da Media Capital cresceram 17% para os 176,9 milhões, com o grupo liderado por Pedro Morais Leitão a destacar um crescimento de 7% ao nível das receitas publicitárias, atingindo os 105,5 milhões, “devido ao aumento do investimento publicitário, tanto nos canais generalistas como nos canais temáticos”.
“Apesar do crescimento da atividade, os gastos operacionais ajustados mantiveram-se controlados, atingindo 152,5 milhões de euros. Assim, o EBITDA ajustado alcançou os 24,4 milhões, um aumento de 14 milhões face a 2023, resultando numa margem de EBITDA ajustado de 13,8%”, escrevia o grupo no comunicado publicado no site da CMVM.
(atualizada às 17h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.