Vodafone, OMD e VML lideram investimento publicitário em junho
No acumulado do semestre o Ediclube segue como maior anunciante. OMD e VML lideram nas agências.
A Vodafone foi o maior anunciante do país em junho, mês em que destronou tanto a Nos como a Meo, marcas que lideraram o ranking mensal nos dois meses anteriores. De acordo com o ranking elaborado pela MediaMonitor, a marca investiu em publicidade — a preços de tabela, ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 57,4 milhões de euros, subindo então à primeira posição da tabela.
Na segunda posição surge no último mês a Nestlé Portugal, com 51,9 milhões de euros, e a fechar o pódio está a Unilever Fima, com 51,6 milhões de euros.
As duas posições seguintes são ocupadas pela Nos e pelo Meo com, respetivamente, 49,5 e 47,6 milhões de euros. Modelo Continente, Ediclube, Worten, McDonald’s e Lidl completam o ranking dos dez maiores anunciantes do mês.
Entre as agências de meios, e sempre a preços de tabela, o mês de junho mês foi liderado mais uma vez pela OMD, com 172,2 milhões de euros. Nas posições seguintes, e em relação ao mês de maio, há agora uma troca, com a Dentsu Media a subir à segunda posição, com 170,8 milhões, e a Arena a passar para a terceira, com 154,7 milhões.
Initiative, a Wavemaker, Mindshare, Starcom MediaVest Group, EssenceMediacom, Havas Media e PHD encerram o top 10.
Nas agências criativas a VML segura a primeira posição, sendo seguida pela Fuel e pela Publicis Publicidade. Destaque ainda para O Escritório, a Dentsu, a Uzina, a Caetsu, a Havas Worldwide, a BBDO e a Bar Ogilvy, que preenchem as restantes 10 posições.
No acumulado do semestre, e como tem sido regra nos últimos meses, os três maiores anunciantes são o Ediclube, Continente e Unilever Fima. O ranking das agências de meios também segue idêntico, com a OMD, a Arena e a Dentsu Media nas primeiras posições. Nas agências criativas a VML sobe à primeira posição, seguida pela Fuel e pela Publicis Publicidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.