Ideias +M

Patrocínio ao festival de comédia Mock Fest é uma “extensão natural” do que é a Worten enquanto marca

Rafael Ascensão,

A Worten associou-se e deu nome à primeira edição do festival de comédia Mock Fest, numa aposta que marca mais um passo na sua aposta no humor. Andreia Vaz, head of brand & CX, explica a estratégia.

De 28 a 30 de agosto, a edição de estreia do Worten Mock Fest promete levar gargalhadas ao Cinema São Jorge. O patrocínio da Worten a este festival “que goza consigo próprio” funciona como uma “extensão natural daquilo que somos enquanto marca“, diz Andreia Vaz, head of brand & costumer experience da Worten.

“O humor faz parte do ADN da Worten há quase 30 anos e continua a ser um pilar central na nossa comunicação. Está presente nas nossas campanhas, nas pessoas com quem trabalhamos e na nossa relação com os portugueses. Queremos chegar a novos públicos, nomeadamente os mais jovens, para que comecem a sentir maior afinidade com a Worten, e isso implica inovar nos formatos e nas abordagens. E este festival permite-nos fazer isso mesmo isso mesmo — chegar a estas novas gerações, para as quais este tipo de formatos de humor se tem tornado uma tendência, nomeadamente os espetáculos de stand-up comedy, que são sempre um sucesso de bilheteira“, explica ao +M.

Tendo a Worten a “ambição de ser a marca de referência no humor em Portugal”, este festival funciona assim como um “próximo passo para reforçar o posicionamento da marca neste campo“, acrescenta.

Nesta que é a primeira edição do festival sobem a palco nomes da comédia nacional e internacional como Rafi Bastos, Daniel Sloss, Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis, Guilherme Geirinhas, Diogo Batáguas, Luís Franco-Bastos, Luana Do Bem, Ali Woods, Nacya Marreiro ou Adam Rowe.

O Worten Mock Fest vai assim fazer um “take-over” ao Cinema São Jorge, apostando numa programação contínua nas suas três salas. A par das sessões de stand-up nacional e internacional, o festival apresenta também podcasts ao vivo, com mais de cinco horas diárias de comédia ininterrupta, um ciclo de cinema de humor e ainda “conversas sérias com gente que está habituada a gozar”.

Andreia Vaz, diretora de marketing da WortenHugo Amaral/ECO

Enquanto patrocinadora oficial do evento, a Worten esteve envolvida no festival “desde o primeiro momento”, com ativações que começaram “muito antes” dos espetáculos que sobem a partir desta quinta-feira ao Cinema São Jorge. Para além de dar nome ao festival, a marca criou também o Worten Mock Test, um roadshow que esteve em várias lojas Worten por todo o país durante o mês de julho e que desafiou aspirantes a humoristas a mostrarem o seu talento num espetáculo de stand-up. Estes novos talentos selecionados têm agora a oportunidade de atuar no festival, no palco Jump in the Pool, tornando-se parte integrante da programação do evento.

Além disso lançou também o Worten Mock Cast, um podcast apresentado por Joana Miranda e Manel Rosa, que fez a antecipação do evento e deu voz aos bastidores, “dando a conhecer melhor alguns dos cabeças de cartaz que vão atuar nos dias do festival”.

Estas iniciativas permitem-nos estar presentes de forma relevante, próxima e divertida, dentro e fora do palco“, aponta Andreia Vaz, acrescentando que a comunicação da parceria foi feita “de forma próxima e alinhada” com a Kilt, produtora do evento, de forma a “garantir consistência em todas as frentes”.

Esta colaboração permite-nos unir forças na criação de conteúdos relevantes e ativações tanto dentro como fora do festival. A Worten assume um papel central no naming e na ativação da marca dentro e fora do festival, sendo cocriadora de vários momentos da programação, destacando-se o Worten Mock Test, que percorreu o país em busca de novos talentos do humor e que terão agora a oportunidade de atuar num dos palcos oficiais do festival. Por outro lado, mais do que dar o nome ao festival, temos a capacidade de amplificar e divulgar o festival junto de um público alargado, através da nossa rede de mais de 200 lojas por todo o país e dos canais digitais“, acrescenta.

Com esta ligação ao evento, além de querer “reforçar o seu posicionamento como marca relevante para os consumidores de sempre“, a Worten pretende também estar “cada vez mais preparada para os shoppers do futuro e nativos digitais que procuram experiências marcantes, formatos inovadores e uma comunicação com a qual se identifiquem“.

Daí a aposta no humor que “é, desde sempre, um território estratégico para a Worten” e que se interliga com a linha de comunicação definida para este ano e que “explora precisamente esse registo, com uma linguagem mais jovem e digital, refletida nas personagens como o ChatoPT, a Suri e o Alex”.

Isto tendo também em conta que o humor é hoje “um dos pilares centrais” da comunicação da marca e da relação que a mesma construiu com os portugueses. “É um território em que estamos presentes desde o início da marca, mas que ganhou uma nova dimensão com a entrada do Ricardo Araújo Pereira em 2021. Desde então, temos vindo a evoluir, a renovar temas e a trazer novas caras, tendências e perceções“, diz Andreia Vaz.

E a promessa fica feita: “no futuro, vamos continuar a apostar neste território. O humor vai sempre fazer parte da nossa estratégia e do nosso posicionamento“, garante a responsável, apontando, no entanto, que a marca quer também “explorar novas caras, novas plataformas e formatos inovadores, mantendo o foco na criatividade, na proximidade e na surpresa”.

Recorde a entrevista a Andreia Vaz:

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.