Sapo dá “salto para o futuro” e apresenta-se com nova vida impulsionada por IA

Rafael Ascensão,

Além de uma identidade gráfica renovada e da nova assinatura “Sapo - Vê por ti”, o Sapo conta agora também com uma nova app e portal. Gil Moreira, diretor-geral do Sapo, deu a conhecer as novidades.

Gil Moreira, diretor-geral do Sapo

A celebrar três décadas de existência, o Sapo apostou numa renovação da sua identidade e em apresentar uma experiência digital “totalmente renovada” através de uma nova app e portal, impulsionados por inteligência artificial (IA).

Este renovação surge tendo em conta que se vive uma “era de novos comportamentos” e que há “disrupções tecnológicas a que não podemos ser alheios“, explicou Gil Moreira, diretor-geral do Sapo, numa apresentação esta segunda-feira, indicando desde logo a IA, tecnologia já utilizada no dia a dia por metade (51%) dos europeus, segundo indicou. “Neste novo mundo, mais do que tendências o Sapo viu oportunidades claras de inovação“, afirmou.

É sobretudo um salto para o futuro“, indicou por sua vez Luís Mestre, chief sales officer B2C da Meo, afirmando que este salto é dado tendo em conta que o Sapo precisa de, continuamente, fidelizar os atuais clientes, mas também captar novas audiências”. Se não inovar, “qualquer marca com 30 anos corre o risco de perder os seus clientes”, entende, acrescentando que o novo Sapo “vai ser mais próximo, humano, personalizado e inteligente”, ao utilizar a IA para “amplificar aquilo que já faz hoje tão bem”.

Entre as novidades agora apresentadas estão uma app Sapo renovada, um novo portal com navegação e usabilidade simplificadas, “funcionalidades inovadoras” de acesso áudio e em ambiente automóvel, através do Carplay e Android Auto e, ainda, uma identidade gráfica renovada sob a nova assinatura “Sapo – Vê por ti”.

O Sapo consolida assim a sua oferta de informação e entretenimento numa única aplicação móvel “mais moderna e personalizada”, que “marca o fim de uma série de aplicações que o Sapo tinha”, concentrando todas numa só, explicou Gil Moreira.

Para esta aposta numa nova e única app contribuiu o facto de o tempo médio gasto pelos utilizadores em apps já ser três vezes superior ao tempo gasto em browsers de desktop, pelo que “o novo Sapo não podia fugir a esta realidade”, indicou Gil Moreira.

A app, “mais moderna, intuitiva, inteligente”, surge assim para “dar resposta aos novos hábitos de consumo” e “representa o equilíbrio entre o poder da IA e a responsabilidade da curadoria de conteúdos”, com recomendação de conteúdos “para que as pessoas saibam que quando vão ao Sapo vão ver algo pelo qual se interessam”, disse o diretor-geral do Sapo. A experiência na app vai, no entanto, ser melhorada ao longo do tempo, conforme a app for “aprendendo” com o uso que o utilizador faz.

Na nova app, desenvolvida em parceria com a Bliss Applications, a utilização de IA vai também permitir aos utilizadores explorar resumos de todos os artigos em formato story ou utilizar a funcionalidade “Resumo do Dia” para consulta rapidamente a atualidade.

Com esta nova aplicação, o Sapo passa também contar com uma presença nas plataformas de CarPlay e Android Auto, possibilitando a quem se desloca de automóvel acompanhar os resumos das notícias ou conteúdos da rede de parceiros Sapo.

Já no que diz respeito ao novo portal, este foi “redesenhado desde as suas fundações”, contando com uma nova organização e uma usabilidade mais simples, direta e mais adequada à utilização em dispositivos móveis. Este portal, “mais elegante e fácil de navegar”, foi concebido numa lógica “verdadeiramente mobile first”.

O universo global de todas as temáticas do Sapo está centralizado em sapo.pt, que de 11 categorias diferentes passou a concentrar os seus conteúdos em apenas três categorias principais — Notícias, Desporto e Cultura e Lifestyle. Aqui também a IA é usada amplamente para “facilitar consumo de conteúdos”, com resumo de artigos em formato escrito ou áudio, ou para recomendações e apresentação de artigos em infinite scroll.

Em relação à nova identidade gráfica, “pensada estrategicamente para responder aos desafios da era digital”, a renovação foi feita de forma a que fosse possível “acompanhar um produto mais relevante e preparado para liderar este novo ciclo, sem nunca abdicar dos seus valores de sempre: proximidade, credibilidade, dinamismo, inovação e confiança”, lê-se também em nota de imprensa. Esta transformação deu origem a uma marca “centrada no olhar“, que pretende simbolizar o “equilíbrio entre a vertente funcional e o potencial emocional” do Sapo.

Esta nova identidade foi desenvolvida em colaboração com a WYCreative e pretende assim homenagear a comunicação através do olhar, como “uma forma poderosa de transmitir verdade, gerar emoções, criar empatia e permitir que cada pessoa veja, com os seus próprios olhos, aquilo que é realmente importante”. É nesta lógica que surge também uma nova assinatura: “Sapo – Vê por ti”.

Esta renovação traz também novos formatos de publicidade que “nos parecem muito importantes por conseguirmos um equilíbrio fundamental entre conteúdos e a sua monetização”, disse Gil Moreira. Entre alguns dos novos formatos estão inserções publicitárias nos áudios de artigos, em pre–roll, mid-roll ou post roll, por exemplo, ou com a apresentação de anúncios que alternam com a apresentação das stories (interstitial ads).

Para acelerar a transformação, o Sapo está a investir fortemente numa campanha multicanal, que conta com um filme e uma rede de mupis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.