Polígrafo lança novo projeto de combate à desinformação para jovens
O programa tem a duração de quatro meses, nos quais os participantes integram uma redação 'online' composta por jovens, sob orientação dos jornalistas do Polígrafo.
O Polígrafo e a rede internacional de verificação de factos Teen Fact-Checking Network (TFCN) anunciaram hoje um novo projeto de combate à desinformação e fomento de literacia mediática para jovens entre os 15 e 19 anos.
A TFCN é uma rede internacional de verificação de factos, que reúne jovens de vários países com o objetivo de combater a desinformação ‘online’, contando com a participação de países como Espanha e Bulgária, a que este ano se juntam Portugal, Finlândia e Áustria.
Esta rede chega a Portugal através de uma parceira com o ‘fact-checker’ Polígrafo, que procura 10 jovens com idade entre os 15 e os 19 anos “com espírito crítico e empenho no combate à desinformação“, lê-se na informação divulgada.
O programa tem a duração de quatro meses, nos quais os participantes integram uma redação ‘online’ composta por jovens, sob orientação dos jornalistas do Polígrafo, onde irão procurar investigar conteúdos falsos ou enganadores que circulam nas redes sociais.
O objetivo passa por criar um vídeo desmentindo a narrativa, de forma a “contribuir para disponibilizar informação verdadeira de qualidade ao público jovem”.
A iniciativa conta com o apoio do European Media and Information Found e as candidaturas estão abertas até 5 de outubro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.