EUA exigem fim “imediato” do bloqueio petrolífero na Líbia

  • Lusa
  • 27 Abril 2022

A produção do país tem-se situado nos 600.000 barris diários, metade dos 1,2 milhões que atingiu nos últimos meses.

Os Estados Unidos, através da embaixada norte-americana em Tripoli, pediram esta quarta-feira aos líderes líbios o fim “imediato” dos recentes encerramentos de poços e portos petrolíferos que travaram a produção de crude no país, com elevadas perdas.

A embaixada norte-americana manifestou-se “profundamente preocupada” pelo contínuo bloqueio do setor, que na sua perspetiva “priva os líbios de grandes rendimentos, contribuiu para o aumento dos preços e poderá provocar cortes de energia e problemas de abastecimento de água e escassez de combustível”.

A produção do país tem-se situado nos 600.000 barris diários, metade dos 1,2 milhões que atingiu nos últimos meses, o que implica uma perda de mais de 60 milhões de dólares (56,6 milhões de euros) por dia, segundo os dados oficiais.

O setor petrolífero está afetado de novo pela instabilidade política, após grupos tribais e manifestantes terem forçado o encerramento de terminais para exigir ao Governo de Unidade Nacional (GUN), em Tripoli, que ceda o poder ao Executivo paralelo designado pelo Parlamento de Tobruk.

O encerramento das infraestruturas petrolíferas “pode afetar a capacidade do país de beneficiar desta infraestrutura no futuro para alcançar o seu pleno potencial produtivo”, indicou a embaixada em comunicado. Nesse sentido, Washington recordou aos líderes líbios as diversas resoluções do Conselho de Segurança da ONU que protegem a Companhia Nacional de Petróleo (NOC), e reiterou o seu compromisso de fomentar um mecanismo de distribuição dos lucros deste setor.

O Executivo paralelo de Fathi Bashagha, designado pelo Parlamento, também pediu o fim do bloqueio das operações petrolíferas e a retoma das exportações. A NOC (sigla em inglês) anunciou na semana passada o encerramento de vários campos petrolíferos, incluindo o El Sharara, o mais importante do país, para além da suspensão da exportação em pelo menos três portos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA exigem fim “imediato” do bloqueio petrolífero na Líbia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião