Stellantis Mangualde vai produzir quarto modelo, Fiat Doblò

A partir de outubro, fábrica de veículos comerciais ligeiros do distrito de Viseu vai contar com quatro marcas: Fiat, Citroën, Peugeot e Opel.

A fábrica da Stellantis em Portugal vai juntar mais um modelo à linha de montagem. A partir de outubro, a unidade do distrito de Viseu vai produzir o modelo comercial ligeiro Fiat Doblò, anunciou nesta quinta-feira o presidente executivo da aliança automóvel, Carlos Tavares.

“Este quarto modelo cria ainda mais eficiência e competitividade na fábrica”, salientou o gestor português na sessão comemorativa dos 60 anos da unidade produtiva.

O Fiat Doblò vai juntar-se a outros três modelos veículos comerciais ligeiros produzidos em Mangualde, como o Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo. Em Portugal, estes são os três veículos mais vendidos neste segmento de mercado.

O início da produção de um modelo da Fiat em Portugal apenas é possível porque desde o início de 2021 que a marca Fiat pertence à aliança Stellantis, que reúne os grupos automóveis Peugeot-Citroën e Fiat Chrysler.

O anúncio da produção do novo modelo foi elogiado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que agradeceu a presença de Carlos Tavares nesta visita.

No final da sessão, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou António Loureiro Marques, um dos trabalhadores mais antigos da Stellantis Mangualde. O Presidente da República já fez este gesto simbólico, por exemplo, quando visitou a fábrica de componentes da Renault, no distrito de Aveiro.

A Stellantis Mangualde também vai contar com painéis solares a partir do terceiro trimestre, ou seja, até ao final de setembro. Num investimento superior a 3,2 milhões de euros em conjunto com a Prosolia Energy, o projeto integra 6.363 painéis fotovoltaicos, ocupando uma área equivalente a seis campos de futebol. Tem uma potência instalada de 3,436 MWp, equivalente ao consumo anual de 320 casas. A segunda fase deste plano vai arrancar no início de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stellantis Mangualde vai produzir quarto modelo, Fiat Doblò

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião