Chineses querem transformar fabricante de táxis de Londres em marca de carros elétricos

  • ECO
  • 23 Janeiro 2023

Donos do negócio de automóveis da Volvo, chineses da Geely compraram empresa que fabrica os táxis de Londres e querem lançar modelos de passageiros e veículos comerciais.

O grupo chinês Geely quer transformar a empresa que fabrica os táxis tradicionais de Londres numa marca de automóveis elétricos. Uma década depois de terem investido na London Electric Vehicle Company (LEVC), os chineses querem criar uma frota de veículos de passageiros e comerciais a partir de uma só plataforma.

“Precisamos de desenvolver um portefólio de produto. Temos de fazer grandes investimentos a nível tecnológico e de infraestrutura porque é um projeto particularmente único”, refere o responsável executivo da LEVC, Alex Nan, em declarações à Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês).

Atualmente, a LEVC produz um táxi híbrido com autonomia em modo elétrico de 103 quilómetros, que completa os cerca de 500 quilómetros proporcionados pelo modo a gasolina. No entanto, em outubro de 2022, a empresa despediu 140 pessoas e procura novos parceiros para desenvolver nova tecnologia. Desde 2013 que o grupo Geely já investiu 500 milhões de libras na empresa com sede no centro da Inglaterra.

A transformação da LEVC poderá ocorrer no prazo de cinco anos e implicar um aumento da capacidade da produção, de 3.000 para 20.000 unidades por ano. Além de modelos exclusivamente a baterias, os novos carros poderão ter elementos que também fazem parte dos automóveis da Volvo, como o sistema de entretenimento e a direção. A Geely é a dona da divisão de automóveis da Volvo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses querem transformar fabricante de táxis de Londres em marca de carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião