Arábia Saudita avança na modernização de Riade
A empresa New Square será responsável pela reconstrução do centro nevrálgico da capital num projecto que deverá estar concluído em 2030.
Em linha com a sua proposta de modernização do país, a Arábia Saudita anunciou recentemente que o Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino, Mohammed Bin Salman, irá lançar a empresa New Square para reconstruir o centro da cidade de Riade, noticia a Servimedia.
O centro será concluído até 2030 e espera-se que contribua com cerca de 45 mil milhões de euros para o PIB não petrolífero do país. Espera-se que o projeto crie 334 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, o desenvolvimento abrangerá uma área de 19 quilómetros quadrados para acomodar centenas de milhares de residentes e incluirá um museu icónico, uma universidade de tecnologia e design, um teatro imersivo multifuncional e mais de 80 locais de entretenimento e cultura.
O projeto inclui a construção de uma torre icónica chamada “o cubo”, com 400 metros de altura e a mesma área de largura, que contará com espaços para muitas marcas, marcos culturais e atrações para hóspedes e visitantes, bem como unidades hoteleiras e residenciais, espaço de escritórios comerciais e instalações de entretenimento.
O Reino da Arábia Saudita afirma que “o lançamento do projeto visa desenvolver o maior centro moderno do mundo na cidade de Riade“. Além disso, explicam que o projeto “baseia-se na implementação de normas de sustentabilidade e no aumento da qualidade de vida nas suas conceções“.
O Reino da Arábia Saudita acumula várias iniciativas que, no âmbito da Visão Saudita 2030, procuram aumentar as capacidades de setores promissores e diversificar as fontes de rendimento da economia do país. Para além do centro que procura modernizar a capital do Reino, existem muitos megaprojetos que a Arábia Saudita está a promover no âmbito deste programa: Neom, uma cidade futurista 100% automatizada; The Line, uma mega-cidade que pretende tornar-se uma referência em sustentabilidade; e Trojena, uma estância de esqui localizada no meio do deserto, são alguns dos exemplos mais notáveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita avança na modernização de Riade
{{ noCommentsLabel }}