Luís Montenegro pede demissão da secretária-geral do SIRP e insiste na saída de Galamba
António Costa recusou demitir Graça Mira Gomes, que chefia as secretas. Luís Montenegro insiste na demissão de João Galamba e fala em "pântano político".
O líder do PSD, Luís Montenegro, ligou ao primeiro-ministro na quinta-feira a pedir a substituição da secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Graça Mira Gomes, ao mesmo tempo que insistiu na demissão do ministro das Infraestruturas.
“Tomei a iniciativa de transmitir ontem [quinta-feira], da parte da manhã, ao senhor primeiro-ministro que considero que a senhora secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa deve ser substituída“, afirmou o presidente social-democrata, que falava aos jornalistas a partir da sede distrital do partido, no Porto.
O primeiro-ministro fica isolado e é o único e exclusivo responsável pelas distorções legais e reputacionais dos serviços de informações.
Porém, António Costa não acedeu ao pedido de Montenegro. “O primeiro-ministro fica isolado e é o único e exclusivo responsável pelas distorções legais e reputacionais dos serviços de informações“, rematou o social-democrata, tendo-se mostrado disponível para cooperar com o Governo na redefinição do modo de atuação do conselho de fiscalização das secretas.
Por outro lado, Luís Montenegro insiste na demissão de João Galamba. “A bem da dignidade e da moralidade da política, o ministro João Galamba deve mesmo ser demitido”, realçou, responsabilizando o PS, o Governo e o primeiro-ministro pelo “pântano político” em que Portugal está mergulhado.
Afirmando que o Executivo de António Costa não está a dar as respostas necessárias ao país, Montenegro defende ainda que é preciso mudar de Governo e que o “PSD está pronto a assumir as suas responsabilidades”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Luís Montenegro pede demissão da secretária-geral do SIRP e insiste na saída de Galamba
{{ noCommentsLabel }}