Descontos para a ADSE superam os 700 milhões pela primeira vez em 2022

  • ECO
  • 7 Junho 2023

A subida é justificada com os efeitos do alargamento das inscrições aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, a redução dos pensionistas isentos e os aumentos e progressões.

A receita de descontos de funcionários públicos e reformados do Estado para a ADSE ultrapassou os 700 milhões de euros pela primeira vez em 2022. O montante representa uma subida de 5,2% em termos homólogos, e justifica-se com os efeitos do alargamento das inscrições aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, com a redução dos pensionistas isentos e com os aumentos e progressões, num ano em que os salários avançaram 0,9%. Há dez anos, os descontos não chegavam sequer aos 300 milhões de euros.

“Este crescimento é justificado pelo alargamento do universo de beneficiários da ADSE aos contratos individuais de trabalho, que em 2022 tiveram o primeiro ano completo de descontos, pela redução dos beneficiários isentos e ainda pelas progressões nas carreiras e aumentos remuneratórios que se têm vindo a verificar”, lê-se no relatório de atividades a que o Jornal de Negócios (acesso pago) teve acesso.

Os descontos dos beneficiários são de longe a principal receita da ADSE, que de uma forma geral subiu 3,7% no ano passado, para 758 milhões de euros. Já a despesa aumentou para 620 milhões de euros, com o regime livre, que pesa menos, a crescer mais (13,9%) do que o regime convencionado (8%), num ano em que foram revistas tabelas de preços a pagar aos prestadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descontos para a ADSE superam os 700 milhões pela primeira vez em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião