Clima, Demografia e Democracia: o que esperar de 2024?premium

  • Assunção Cristas
  • 27 Fevereiro 2024

Quanto em março votarmos nas eleições legislativas e em junho nas europeias, estaremos a dar sinais muito claros de como queremos que estes temas evoluam.

Esta entrevista integra a terceira edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.Se olharmos para uma perspetiva global, há dois temas que ressaltam como condicionantes da vida coletiva de forma superlativa: o clima e a demografia. São duas variáveis que já determinam e determinarão cada vez mais a nossa sociedade global de uma forma estruturante, contínua e avassaladora. Sob esse prisma, 2024 não é um ano diferente do que foi 2023 ou será 2025. Continuaremos a ter a COP anual do clima, com progressos possivelmente modestos acompanhados da mediação em graus centígrados da nossa incapacidade em termos uma ação robusta e decisiva. Serão sinalizadas as estimativas de comportamento demográfico do mundo, com a Europa a frisar o seu declínio demográfico, encolhendo cada vez mais, a Ásia a dar

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Assunção Cristas
  • Advogada e Professora Universitária

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.