BRANDS' ECO Dia do numerário: Denária debate fraude nos pagamentos
"Uma sociedade que exclua o numerário enquanto meio de pagamento, é uma sociedade mais exposta à fraude", foi uma das principais conclusões do debate promovido pela Denária Portugal.
O debate inscreveu-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Denária Portugal no âmbito do Dia do Acesso Universal aos Pagamentos em Dinheiro (vulgo “Dia do Numerário”), celebrado a 26 de setembro e que contou com a participação de Mário Frota, Mandatário da Denária Portugal, Miguel Trindade Rocha, Vice-Presidente do Observatório Português de Compliance e Regulatório, e José Neto, Administrador da Prosonic.
Na ocasião foi ainda sublinhado que a inteligência artificial irá acelerar o número de fraudes por meios de pagamento eletrónicos. O que deverá aumentar ainda mais o fosso entre o número de fraudes através de meios de pagamento eletrónicos versus o número de fraudes com numerário – já hoje em número e valor abissalmente inferiores.
A IA vai acelerar as fraudes por meios de pagamento eletrónicos
Foi ainda focado que o digital e os meios eletrónicos de pagamento, oferecem maiores possibilidades e oportunidades a quem quer cometer fraudes: “todos conhecemos alguém que já foi alvo de fraude por via eletrónica, mas não conheço ninguém que tenha sido alvo de fraude por falsificação de dinheiro”, enfatizou José Neto da Prosonic.
Miguel Trindade Rocha, por seu lado, afirmou que existe um risco crescente de fraude e de sofisticação dos mecanismos de fraude com o aumento da digitalização da sociedade e da economia. Mário Frota deu nota de que o dinheiro físico continua a ser uma forma segura e protegida de transação, sendo um mecanismo fundamental para proteger especialmente os segmentos da população com menores possibilidades e de recursos mais escassos.
Assista aqui a toda a conversa:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dia do numerário: Denária debate fraude nos pagamentos
{{ noCommentsLabel }}