Exclusivo Vizrt e NDI abrem hub tech em Portugal com 34 pessoas

O hub tech arranca com 34 pessoas das duas empresas, que atuam na área de produção de gráficos em tempo real e transmissão de video, e quer durante o próximo ano aumentar 30% a equipa.

A norueguesa Vizrt, produtora de soluções gráficas em tempo real para empresas como a BBC, CNN, FOX, NFL ou NASA, e a sua participada norte-americana NDI, que desenvolve tecnologia de transmissão de vídeo, estão a abrir um hub tecnológico em Portugal. O centro, que arranca já com 34 pessoas, tem como objetivo durante o próximo ano aumentar 30% a equipa. “É um passo estratégico fundamental na nossa expansão global.”

“Lisboa não é apenas um local para um novo escritório. É, também, um dos centros vibrantes e dinâmicos que nos permite operar de forma plena e integrada no país. O ecossistema tecnológico português é reconhecido internacionalmente pela sua diversidade e qualidade, evidenciado pela presença de inúmeras empresas de renome que já operam aqui”, adianta Rui Gramacho, vice presidente de R&D da Vizrt na Europa, ao ECO. Na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D), em particular, “Portugal oferece um pool de talentos com as características que procuramos para fortalecer e elevar o desempenho da nossa extensa equipa de desenvolvimento na Europa“, continua o responsável justificando a aposta da empresa norueguesa no mercado nacional.

“A abertura da nossa entidade operacional em Portugal é um passo estratégico fundamental na nossa expansão global”, sintetiza o responsável da Vizrt, multinacional que atua em mais de 40 mercados.

Rui Gramacho, vice presidente de R&D da Vizrt

O espaço acolhe também a NDI. Dedicada à tecnologia de transmissão de vídeo, a empresa já tem, desde 2022, elementos da equipa em Lisboa. Hoje já são nove pessoas. “Este rápido crescimento em capital humano, aliado à rápida adoção da nossa tecnologia e necessidade de colaboração constante, levam-nos a apostar num hub onde a nossa equipa se possa encontrar regularmente e colaborar de forma eficiente”, diz Miguel Coutinho, vice presidente de operações e sucesso do clientes da NDI, ao ECO.

Mais do que um escritório, o novo espaço funciona com um hub para as duas empresas. “Portugal é, sem dúvida, um hub tecnológico para nós, especialmente na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Vemos o país como um centro estratégico que nos permite alavancar o talento local para impulsionar a inovação em toda a nossa operação europeia”, destaca Rui Gramacho. “Embora os nossos clientes operem em diversas áreas geográficas, a nossa principal expectativa é fortalecer o nosso pool de conhecimento e capacidade de inovação. Qualquer benefício em termos de geração de negócios será um resultado colateral positivo da nossa presença e investimento contínuo no país”, refere ainda.

Portugal é, sem dúvida, um hub tecnológico para nós, especialmente na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Vemos o país como um centro estratégico que nos permite alavancar o talento local para impulsionar a inovação em toda a nossa operação europeia.

Rui Gramacho

Vice presidente de R&D da Vizrt na Europa

No caso da NDI, “Lisboa passa a ser o nosso hub para as equipas de marketing, inside sales, sales operations e estratégia”, adianta Miguel Coutinho. “Em cima do enorme talento existente aqui nestas áreas, Portugal tem também uma vantagem geográfica dado que nos permite comunicar com todos os membros da equipa e todos os nossos parceiros ao longo do dia de trabalho”, diz.

O hub irá prestar serviços para outros mercados onde as duas empresas atuam. “As pessoas que trabalham com a Vizrt em todo o território português colaboram com as equipas de I&D em toda a Europa, contribuindo para o fortalecimento e inovação contínua do nosso ecossistema de produtos. Não nos limitamos a um único mercado, em vez disso, ampliamos todo o ecossistema de produtos da Vizrt”, refere Rui Gramacho.

“O nosso trabalho em I&D na Europa abrange soluções de gráficos 3D, realidade aumentada (AR), tecnologias de ponta em inteligência artificial (AI) e ferramentas de produção. Estas soluções são projetadas para todas as empresas que desejam contar histórias de forma mais eficaz, com um destaque especial para os setores do desporto e notícias”, descreve.

Em Portugal, a RTP, TVI e SportTV, através do parceiro de canal Ibertelco, são alguns dos operadores com que a Vizrt já trabalha, mas não só. Estações como a BBC, CNN, CBS, ESPN, FOX, NBC, NHL, NFL, NRK, Sky Group, ou entidades como o Supremo Tribunal do Reino Unido, os New York Giants, o Nickelodeon e “mais de 80% das empresas do Fortune 100 dos EUA” usam as soluções de gráficos em tempo real e produção ao vivo da empresa.

Já a NDI — “desenvolvemos uma tecnologia utilizada por algumas das maiores empresas de hardware do mundo e plataformas online de comunicação, principalmente nas indústrias de broadcast e ProAV” — conta “com clientes de todo o mundo, desde a costa Oeste dos Estados Unidos, até a Austrália“, indica Miguel Coutinho.

Crescer 30% a equipa num ano em Portugal

Hoje, em conjunto, as empresas contam com mais de 700 pessoas — a equipa da NDI tem mais de 20 membros espalhados pelo mundo, incluindo Estados Unidos da América, Canadá, Itália, China, Suécia e Portugal — e estão presentes em 40 mercados.

Com a abertura do escritório a perspetiva é aumentar a presença das duas empresas no país. “Atualmente, contamos com 34 profissionais na nossa equipa em Portugal, no conjunto da Vizrt e NDI, e projetamos um crescimento de 30% ao longo do próximo ano. Acreditamos que esse aumento nos permitirá fortalecer ainda mais a nossa pool de conhecimento, contando com uma equipa altamente qualificada e diversificada”, afiança Rui Gramacho.

Miguel Coutinho, Vice-presidente de Operações e Sucesso do Clientes da NDI

“Estamos a recrutar para uma variedade de perfis que possam integrar diferentes partes da nossa organização para que, durante o próximo ano a equipa cresça. Embora haja uma predominância de oportunidades na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D), não nos limitamos a esta área. Estamos interessados em diversos talentos que possam contribuir para várias funções e departamentos, refletindo a nossa abordagem abrangente e multidisciplinar”, refere Rui Gramacho, quando questionado sobre os perfis pretendidos para reforçar a equipa.

Lisboa passa a ser o nosso hub para as equipas de marketing, inside sales, sales operations e estratégia. Em cima do enorme talento existente aqui nestas áreas, Portugal tem também uma vantagem geográfica dado que nos permite comunicar com todos os membros da equipa e todos os nossos parceiros ao longo do dia de trabalho.

Miguel Coutinho

Vice presidente de operações e sucesso do clientes da NDI

“Queremos recrutar pessoas altamente motivadas e talentosas, com experiência em engenharia de software, marketing, finanças e outras competências que façam com que seja possível reforçar a equipa em diferentes áreas de atuação. Vamos incluir na equipa profissionais que partilhem o nosso compromisso com a inovação e a excelência, independentemente da sua área de especialização“, detalha.

O modelo de trabalho é “adaptável” e “depende das funções específicas de cada colaborador”, diz o vice presidente de R&D da Vizrt na Europa.

“Temos como objetivo maximizar a eficiência e o bem-estar da nossa equipa e vemos o escritório como uma ferramenta e não como algo de caráter obrigatório. Sabemos que o trabalho presencial permite gerar colaboração constante, mas acreditamos que um modelo de trabalho adaptável, híbrido ou remoto, dá ao colaborador mais qualidade de vida e, por essa razão, achamos importante contribuir para essa cultura”, justifica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vizrt e NDI abrem hub tech em Portugal com 34 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião