Governo aprova diploma que concretiza acordo com os enfermeiros

  • ECO e Lusa
  • 22 Novembro 2024

Acordo com os enfermeiros sobre atualizações remuneratórias representa uma despesa em 2027, quando estiver estabilizado o impacto destas alterações, de cerca de 230 milhões, disse Leitão Amaro.

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o diploma legal que efetiva o acordo com os enfermeiros relativo a atualizações remuneratórias, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

“Este diploma corresponde àquilo que foi negociado em termos de alterações remuneratórias nas posições com os representantes sindicais dos enfermeiros e que representa uma despesa em 2027, quando estiver estabilizado o impacto destas alterações, de cerca de 230 milhões de euros”, especificou o ministro no final da reunião do Governo, realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A tutela acordou com os sindicatos uma valorização destas carreiras que passa pela subida do salário mínimo desta profissão dos 1.333,35 euros mensais brutos (nível 15) para os 1.491,25 euros (nível 18) com efeitos já neste mês de novembro. Nos próximo anos e até ao final da legislatura, a carreira de enfermagem terá novas valorizações, de forma faseada, até o ordenado de entrada desta profissão atingir o nível 21, isto é, os 1.649,15 euros da tabela Remuneratória Única (TRU) atual.

No mesmo Conselho de Ministros foi aprovada também a despesa de 136 milhões de euros para os meios aéreos de combate aos fogos florestais e de 30 milhões de euros para a recolha de animais mortos em 2025 e 2026, considerando que o sistema de recolha enfrenta uma pressão adicional devido à língua azul, explicou Leitão Amaro.

Numa reunião centrada essencialmente em temas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ministro Paulo Rangel apelidou o dia como histórico, já que foi aprovada a revisão do estatuto dos diplomatas, que não era alterado há 27 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova diploma que concretiza acordo com os enfermeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião