Alemanha quer acabar com os carros a gasóleo e gasolina até 2030
Proposta vai ser apresentada à Comissão Europeia e pode estender-se a todo a Europa.
O conselho federal alemão aprovou uma resolução que prevê o fim do uso de carros com motores de combustão interna — gasóleo e gasolina — até 2030, avança a Der Spiegel. Esta resolução, representativa da vontade dos 16 estados alemães, não é uma decisão legislativa, mas sim um pedido à Comissão Europeia, visto que este tipo de legislação é avançada pelas autoridades europeias.
O pedido de legislação tem como principal objetivo o fim da circulação destes veículos, substituindo-os por carros elétricos ou outros que não emitam quaisquer poluentes. Além disto, é também proposta uma revisão das práticas tributárias, que pode significar o fim do regime especial dos carros a diesel, e o incentivo à mobilidade livre de emissões, espelhando-se em novas medidas de apoio na compra de carros elétricos.
A cumprir-se a proibição aplicar-se-á a todos os países europeus. Influenciados pelas conclusões do acordo de Paris e pela crescente procura de veículos elétricos, os fabricantes de carros têm vindo a mudar o foco dos combustíveis fósseis, como é o exemplo da Volkswagen.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha quer acabar com os carros a gasóleo e gasolina até 2030
{{ noCommentsLabel }}